Suspeitos estariam solicitando depósitos às Prefeituras sob pena de trancamento das contas municipais

Um modelo de fraude que vem sendo aplicado em prefeituras de todo o Brasil motivou o publicar uma nota de alerta a respeito. No golpe, pessoas que se fazem passar por servidores do banco vão até as prefeituras para tratar de débitos decorrentes de processos judiciais, e solicitam que sejam efetuados depósitos para assim evitar o bloqueio das contas da Administração.

Na publicação a respeito o Banco Central enfatiza que apenas as autoridades judiciárias (juízes e tribunais) podem determinar o bloqueio ou o desbloqueio de valores e/ou contas bancárias. A autarquia lembrou publicamente que servidores do banco não possuem permissão para sustar ou retardar o cumprimento de ordens judiciais, que são processadas eletronicamente e encaminhadas às instituições financeiras. 

Segundo o Banco Central, os funcionários de sua responsabilidade não fazem em hipótese alguma fazem contatos pessoais ou telefônicos dessa natureza.
“O Banco Central alerta que, caso uma prefeitura receba qualquer contato da espécie, deve entrar em contato diretamente com o órgão do Poder Judiciário pretensamente emissor da ordem, bem como com as autoridades policiais competentes”, esclarece a autarquia federal ao fim do comunicado.