Peça sobre meio ambiente é apresentada no Instituto Penal de Campo Grande
A ação é fruto de uma parceria entre a Águas Guariroba e a Agepen
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A ação é fruto de uma parceria entre a Águas Guariroba e a Agepen
Com o objetivo de levar conscientização sobre o uso da água aos internos e servidores, cinco sessões do espetáculo “Aventuras no Mundo Encanado” foram apresentadas nesta terça-feira (7), no Instituto Penal de Campo Grande. A ação é fruto de uma parceria entre a Águas Guariroba, responsável pelos serviços de água e esgoto da Capital, e a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário). Na quarta-feira (8), serão realizadas duas apresentações na penitenciária de Segurança Máxima e no Centro de Triagem.
O teatro de bonecos mostra a importância do saneamento básico para a saúde e meio ambiente. A história é conduzida pela capivara Guaribinha e sua turma, formada por bichos do Pantanal. De forma prática, os personagens dão dicas para reduzir o consumo e explicam como cada um pode fazer a sua parte e contribuir para a conservação da água do planeta.
O teatro despertou sorrisos e palmas do público. Muitos interromperam por um momento o trabalho ou as atividades escolares para aproveitar a oportunidade de reviver a infância por um momento. Além de empresas que utilizam a mão de obra carcerária, funcionam no IPCG uma unidade de EJA (Ensino de Jovens e Adultos), treinamentos profissionalizantes e alguns cursos superiores de Educação à Distância e Pós- graduação. “Foi bem importante e ajuda a economizar, principalmente com a falta de água que já atinge muitos lugares em nosso país. Achei muito bom e espero que voltem”, afirmou Márcio C. S, interno do Instituto Penal.
Para a professora do EJA Deise Mara Palharin, a peça reforçou assuntos que são trabalhados em sala de aula. “Com o lúdico, o aprendizado é muito mais significativo”, aponta. De acordo com o diretor adjunto do Instituto Penal, Aud de Oliveira Chaves, é fundamental mostrar os prejuízos causados pelo desperdício de água. “Acredito que esta conscientização será importante para eles tanto aqui dentro quanto lá fora, em casa, com a família”, destaca.
A peça teatral Aventuras no Mundo Encanado faz parte do programa de educação ambiental Saúde Nota 10, realizado pela Águas Guariroba nas escolas. Ao todo, serão realizadas 14 apresentações do espetáculo nos presídios de Campo Grande durante o mês de julho. “Além da conscientização ambiental, é uma oportunidade de levar atividades culturais e entretenimento para as pessoas que estão nos presídios de Campo Grande”, explica Willian Carvalho, gestor de Projetos Sociais da empresa.
A parceria com a Agepen prevê ainda apoio e orientação da concessionária para identificar vazamentos internos nos presídios. Com estas ações, a expectativa da Agepen é reduzir o desperdício de água em pelo menos 40% em médio prazo. “Estão sendo realizados concursos entre os pavilhões em cada estabelecimento prisional, com premiações doadas pela empresa Águas Guariroba aos que mais conseguirem economizar”, afirma o diretor-presidente da Agepen, Ailton Stropa Garcia. As entregas dos prêmios serão programadas em datas especiais, como Dia dos Pais, Dia das Crianças e Natal.
Durante visita à Águas Guariroba no dia (6), o Secretário Estadual de Administração, Carlos Alberto de Assis, elogiou a iniciativa. “É uma transformação. Uma forma lúdica de fazer com que as pessoas tenham conhecimento e passem a cuidar desse bem tão precioso”, declara.
Notícias mais lidas agora
- Em alerta, Rio Taquari está 70 cm acima do nível normal e chuvas elevam risco de inundações em Coxim
- Branco de novo? Busca por ‘lookinhos’ para Réveillon se torna desafio em Campo Grande
- Operação Natal: mortes nas rodovias federais de MS reduziram 66% em comparação com o ano de 2023
- Criança de 10 anos morre depois de ser atropelada por motorista bêbado em MS
Últimas Notícias
PRF inicia a Operação Ano Novo nesta sexta-feira nas rodovias federais de MS
O encerramento está previsto para a próxima quarta-feira
Trancista é acusada de aplicar golpe em clientes de Campo Grande: ‘marcamos horário e ela sumiu’
Clientes relatam ao Jornal Midiamax que trancista estaria pedindo pagamento antecipado, mas não cumprindo com os serviços contratados
Prefeita de Naviraí paga 13º após professores contratados manifestarem contra atraso
Sindicato da categoria emitiu nota sobre o atraso do pagamento
Vizinho ignora criança autista, solta fogos e rojões e acaba preso em Campo Grande
Ele ainda jogou rojões perto dos policiais quando foi abordado
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.