Instituto Federal de MS tem maior premiação da história em feira nacional

No total, 21 estudantes e nove orientadores apresentaram projetos de pesquisa 

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

No total, 21 estudantes e nove orientadores apresentaram projetos de pesquisa 

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou 16 prêmios na 13º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Esta é a maior premiação alcançada pela instituição nos quatro anos de participação no evento.

No total, 21 estudantes e nove orientadores apresentaram projetos de pesquisa desenvolvidos nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Entre os cinco projetos do Instituto premiados, o AutoGuardian, do Câmpus Nova Andradina, que criou um dispositivo para simulação de acidentes de trânsito para embasar a análise da perícia, recebeu o maior número de prêmios. Foram cinco, incluindo o Prêmio Agência USP de Inovação, o 1º lugar em Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para participar da Feira Internacional Intel ISEF 2015, nos Estados Unidos.

Do Câmpus Três Lagoas, o projeto Sendeste, sensores para prever deslizamentos de terra causados pela chuva, foi o segundo mais premiado com quatro conquistas. Destaque para o 3º lugar em Ciências Humanas e o Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo. Kleber Penteado, orientador do trabalho, ficou entre os dez finalistas do prêmio Professor Destaque, oferecido pelos organizadores da feira.

O 1º lugar na categoria Engenharia ficou com o Termociclador de Baixo Custo para amplificação de DNA, do Câmpus Aquidauana. Os autores desenvolveram um aparelho que pode reduzir os custos dos exames clínicos de DNA. O projeto também foi credenciado para a participação na Intel ISEF e recebeu o Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos.

Outro projeto do Câmpus Nova Andradina premiado foi Learning With, que tem o objetivo de desenvolver um sistema de jogos eficiente para facilitar o aprendizado de inglês e matemática. O trabalho conquistou o 2º lugar em Ciências Exatas e da Terra e o Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica Mostratec, com credenciamento para participar do evento em Novo Hamburgo (RS), em outubro.

O Câmpus Campo Grande recebeu o 4º lugar em Ciências Exatas e da Terra com o projeto Placa de Estimulação Tátil, que contribui na aprendizagem do alfabeto por deficientes visuais.

A Febrace é realizada desde 2003 pela Escola Politécnica da USP para estimular a pesquisa em ciências e engenharia, aproximando as escolas das universidades. A edição 2015 foi promovida entre 17 e 20 de março.

O IFMS integrou a Delegação de Mato Grosso do Sul, organizada pela Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), que conquistou 18 prêmios no evento.

Conteúdos relacionados

merenda alimentos