Instituto Federal de MS tem maior premiação da história em feira nacional
No total, 21 estudantes e nove orientadores apresentaram projetos de pesquisa
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
No total, 21 estudantes e nove orientadores apresentaram projetos de pesquisa
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) conquistou 16 prêmios na 13º Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), organizada pela Universidade de São Paulo (USP), na capital paulista. Esta é a maior premiação alcançada pela instituição nos quatro anos de participação no evento.
No total, 21 estudantes e nove orientadores apresentaram projetos de pesquisa desenvolvidos nos câmpus Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.
Entre os cinco projetos do Instituto premiados, o AutoGuardian, do Câmpus Nova Andradina, que criou um dispositivo para simulação de acidentes de trânsito para embasar a análise da perícia, recebeu o maior número de prêmios. Foram cinco, incluindo o Prêmio Agência USP de Inovação, o 1º lugar em Ciências Exatas e da Terra e o credenciamento para participar da Feira Internacional Intel ISEF 2015, nos Estados Unidos.
Do Câmpus Três Lagoas, o projeto Sendeste, sensores para prever deslizamentos de terra causados pela chuva, foi o segundo mais premiado com quatro conquistas. Destaque para o 3º lugar em Ciências Humanas e o Prêmio Defesa Civil do Estado de São Paulo. Kleber Penteado, orientador do trabalho, ficou entre os dez finalistas do prêmio Professor Destaque, oferecido pelos organizadores da feira.
O 1º lugar na categoria Engenharia ficou com o Termociclador de Baixo Custo para amplificação de DNA, do Câmpus Aquidauana. Os autores desenvolveram um aparelho que pode reduzir os custos dos exames clínicos de DNA. O projeto também foi credenciado para a participação na Intel ISEF e recebeu o Prêmio Associação dos Engenheiros Politécnicos.
Outro projeto do Câmpus Nova Andradina premiado foi Learning With, que tem o objetivo de desenvolver um sistema de jogos eficiente para facilitar o aprendizado de inglês e matemática. O trabalho conquistou o 2º lugar em Ciências Exatas e da Terra e o Prêmio Incentivo à Inovação Tecnológica Mostratec, com credenciamento para participar do evento em Novo Hamburgo (RS), em outubro.
O Câmpus Campo Grande recebeu o 4º lugar em Ciências Exatas e da Terra com o projeto Placa de Estimulação Tátil, que contribui na aprendizagem do alfabeto por deficientes visuais.
A Febrace é realizada desde 2003 pela Escola Politécnica da USP para estimular a pesquisa em ciências e engenharia, aproximando as escolas das universidades. A edição 2015 foi promovida entre 17 e 20 de março.
O IFMS integrou a Delegação de Mato Grosso do Sul, organizada pela Feira de Tecnologias, Engenharias e Ciências de Mato Grosso do Sul (Fetec MS), que conquistou 18 prêmios no evento.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.