Carro do Google foi atingido por motorista distraído, diz a empresa
Vídeo do sistema de monitoramento mostra veículo sendo atingido parado
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Vídeo do sistema de monitoramento mostra veículo sendo atingido parado
O Google afirmou que o primeiro acidente envolvendo seu carro autônomo (sem motorista) que resultou em feridos leves foi causado por um motorista distraído ou que não estava olhando a via à frente. A colisão aconteceu no último dia 1º, na Califórnia, nos Estados Unidos, mas só veio a público na última quinta-feira (16), quando a empresa de tecnologia relatou o caso em um blog.
Segundo esse relato, o carro do Google foi atingido na traseira quando estava parado, aguardando os carros da frente cruzarem uma rua.
O sinal estava verde, mas o trânsito estava parado à frente e eles não quiseram fechar o cruzamento. Um carro que vinha atrás atingiu o Lexus (marca de luxo da Toyota) usado pelo Google a 27 km/h.
Os ocupantes do carro autônomo e o motorista do outro carro relataram dores musculares. Foi a primeira vez que um acidente envolvendo esse tipo de veículo causou algum dano a pessoas.
Um vídeo divulgado pelo Google no YouTube mostra a visão do sistema de monitoramento no momento da batida. Os blocos roxos, são os carros no entorno.
O relato foi feito pelo diretor programa de carros automatizados, Chris Urmson, que mantém o blog chamado “A vista do banco da frente do carro autônomo do Google”. Ele escreveu que o carro que atingiu o veículo autônomo “nem freou”.
“Como você pode ver no vídeo, nossa frenagem foi normal e natural, mas o veículo atrás do nosso tinha bastante distância para parar –só que nunca desacelerou”, diz Urmson. “Isso faz parecer que o motorista estava distraído ou não estava olhando para a via à frente dele.”
Segundo o diretor, o para-choque do Lexus autônomo teve apenas alguns arranhões. Mas o do outro carro, cuja marca não foi divulgada por Urmson, caiu.
Outros acidentes
Em junho, o departamento de trânsito da Califórnia detalhou outros 6 acidentes envolvendo carros autônomos ocorridos no estado desde setembro do ano passado. O estado é um dos poucos nos EUA que permite a circulação de carros sem motorista.
Segundo a agência de notícias Associated Press, as 6 ocorrências foram sem gravidade e não houve feridos: 5 envolveram veículos do Google e 1 da Delphi, fabricantes de componentes automotivos. A exemplo do caso recente do Google, motoristas de outros carros “comuns” foram apontados como culpados pelas colisões.
Carros já rodam sem motorista no mundo?
Além do Google, outras empresas têm projetos relacionados a carros sem motorista, a maioria delas são montadoras de veículos. Por ora, são apenas testes: nenhuma marca foi autorizada a comercializar esse tipo de carro.
Alguns estados dos EUA e países europeus autorizaram que veículos em teste circulem por vias públicas. Especialistas afirmam que a viabilidade dos carros autônomos depende, além da tecnologia desses veículos, de interação com sistemas de controle de tráfego das cidades e rodovias.
Notícias mais lidas agora
- Família voltava de Campo Grande para Corumbá quando sofreu acidente em que menino morreu na BR-262
- Motorista de aplicativo foge com entrega de cliente em Campo Grande
- Cliente tenta doar pix de Natal para funcionários de shopping mas é impedida por ‘fiscal’ em Campo Grande
- Criança de 8 anos morre em acidente após carro bater em árvore e pegar fogo na BR-262
Últimas Notícias
Após vaca morrer ao cair em fossa; saiba o que fazer em situações semelhantes
A situação inusitada gerou dúvidas sobre como proceder em casos semelhantes envolvendo animais de grande porte em perigo
Contratos do Governo de MS com fornecedores de cestas básicas supera R$ 46 milhões
Valor se refere à soma de extratos de contrato publicados neste mês
Criança que morreu atropelada em Rio Negro foi arremessada após ser atingida por motorista embriagado
Houve tumulto e local não foi preservado para ser feita perícia
VÍDEO: Idoso é atropelado e socorrido em estado gravíssimo após quebrar pernas e braços em MS
Motorista disse que não teve tempo de frear
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.