Confira receitas diretas do pantanal sul-mato-grossense

Na calmaria do pantanal sul-mato-grossense há um lugar especial e que mantém o estilo pantaneiro até mesmo nas festas de fim de ano. Nas comemorações do Natal e réveillon, o chester, peru, leitão a pururuca, salpicão, a rabanada e nozes, compõem as mesas das ceias mais tradicionais, mas na Fazenda San Francisco, localizada no município de Miranda, a 203 quilômetros da Capital, todas essas delícias são substituídas por alimentos típicos do Estado e como não poderia ser diferente, lá tudo é preparado de forma bem peculiar ao forno e fogão a lenha.

A fazenda foi fundada em 1975, mas a ideia da ceia pantaneira surgiu há 8 anos. A proprietária, Elizabeth Prudêncio Coelho, garantiu que por trás de cada receita há muitas histórias de vida de pessoas que nasceram e cresceram no pantanal. Ela explicou ainda que a proposta é mudar o conceito tradicional e fazer com que cada hóspede viva com mais intensidade as particularidades da região.

“Pensamos nas pessoas que preferem ficar mais a vontade e fugir das festas tradicionais de fim de ano. É mais simples, acolhedor, não passamos a impressão das festas de fim de ano e a ceia pantaneira expressa bem o que queremos oferecer. Algo simples, com carinho e muito regional”, afirmou.

Se você gostou da ideia e quer fazer algo diferente neste ano, confira algumas que o Jornal Midiamax separou com a colaboração de verdadeiros chefes pantaneiros e surpreenda.

Macarrão de Comitiva

Esta receita é de um funcionário antigo, Cassimiro, que por causa dos cabelos arrepiados, semelhantes ao pássaro, anu branco, recebeu o apelido de “Piririta”, como a ave é chamada pelos pantaneiros. A proprietária da fazenda assegurou que ele não é lembrado apenas pelas madeixas engraçadas, mas sim por ser um dos melhores cozinheiros de comitiva da região e entre suas receitas esta o macarrão de comitiva, confira:

Ingredientes:

300 gramas de carne de sol;

1 pacote de macarrão espaguete;

2 colheres de óleo;

1 copo de água;

1 cebola pequena picada;

sal e cheiro verde a gosto;

salsinha para decorar

Modo de preparo:

Frite a carne no óleo por alguns instantes. Acrescente o macarrão e deixe fritar um pouco. Coloque a água, cebola, o cheiro verde e o sal. Tampe a panela e deixe cozinhar por 10 minutos. Depois disso, coloque em um recipiente, decore com a salsa e sirva.

Bolo de Jenipapo

Fruto muito comum na região pantaneira, o jenipapo é utilizado principalmente pelos indígenas que extraem a tinta de cor azulada para fazer pinturas corporais que duram até duas semanas, no entanto, há quem aprecie o sabor excêntrico.

 Ingredientes:

1 jenipapo verde;

1 jenipapo maduro;

3 ovos inteiros;

2 colheres de sopa de margarina derretida;

1 xícara de chá de óleo;

1 xícara de chá de leite;

1 xícara de chá de açúcar;

3 xícaras de chá de farinha de trigo;

1 colher de sopa de fermento químico.

Modo de preparo:

Misture os ovos, a margarina, o óleo, leite e o açúcar. Misture tudo e acrescente aos poucos o trigo e o fermento. Depois coloque em uma forma untada e leve ao forno por 15 minutos. Em seguida, espere esfriar e sirva!

Sopa Paraguaia

Como o próprio nome já diz, a receita vem do país vizinho, mas conquistou o paladar dos sul-mato-grossenses e hoje é conhecida em todo o Estado.

Ingredientes:

1 pacote de fubá;

½ queijo caipira picado;

2 cebolas grandes picadas em pedaços médios;

4 copos de leite;

1 colher de chá de sal

Modo de Preparo

Coloque todos os ingredientes em um recipiente, misture e coloque a massa em uma assadeira. Leve ao forno por 15 minutos e depois sirva!

Mousse de Manga

Muito comum em todo o Estado, as mangas são encontradas por quase todos os lugares entre os meses de outubro a dezembro. Além de muito saborosa a fruta tem grande concentração de vitamina C, fitoquímicos e nutrientes, além disso, é rica em fonte de carboidratos, fibras e fornece cerca de 60 calorias a cada 100 gramas.

Ingredientes:

2 mangas médias ou 1 grande;

1 lata de leite condensado;

1 lata de creme de leite;

400 ml de leite de vaca;

1 gelatina sem sabor;

1 pitada de canela para decorar

Modo de Preparo:

Prepare a gelatina de acordo com as orientações da embalagem. Junte os ingredientes, bata no liquidificador e depois coloque em um recipiente e leve a geladeira por duas ou três horas. Depois sirva!

 

Serviços: a Fazenda San Francisco fica na BR 262, KM 563, na zona rural de Miranda.