Cuiabá muda horário escolar devido a baixa umidade
A baixa umidade relativa do ar colocou a cidade de Cuiabá em estado de emergência. O anúncio foi feito hoje pela Defesa Civil do município. A umidade chegou a 11% à tarde, com temperatura em torno de 38ºC. Devido ao estado de emergência, seguindo recomendação da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
A baixa umidade relativa do ar colocou a cidade de Cuiabá em estado de emergência. O anúncio foi feito hoje pela Defesa Civil do município. A umidade chegou a 11% à tarde, com temperatura em torno de 38ºC.
Devido ao estado de emergência, seguindo recomendação da Defesa Civil, a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá enviou um documento às 97 escolas da rede ensino da capital alterando o horário das aulas. As atividades escolares no período da manhã vão ocorrer das 7 horas às 10 horas. À tarde, as aulas devem ser ministradas das 14 horas às 17 horas.
O período do intervalo deve ser suprimido do expediente, para evitar exposição dos estudantes ao sol. Ontem, as aulas foram suspensas às 15 horas na maioria das escolas.
O número de atendimento nas policlínicas aumentou em mais de 50%, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.
Pelos padrões da Organização Mundial de Saúde (OMS), índices abaixo de 30% caracterizam estado de atenção. Leitura abaixo de abaixo 20% configura estado de alerta e menos de 12%, estado de emergência. A baixa umidade relativa do ar é agravada pela cortina de fumaça que cobre Cuiabá. As condições se tornam mais problemáticas na cidade por causa da poluição provocada pelas queimadas urbanas.
Na segunda-feira, 23, o juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, José Zuquim Nogueira, concedeu liminar ao Ministério Público Estadual determinando que a prefeitura de Cuiabá e o governo do Estado tomem providências para controlar as queimadas. Além de destinar cinco carros-pipa para combater os focos, as autoridades devem divulgar campanhas e realizar palestras educativas.
Atividades
No interior do Estado de Mato Grosso, a situação é ainda mais crítica. As prefeituras locais estão suspendendo também atividades previstas para o mês de setembro. Em Sorriso, por exemplo, a prefeitura cancelou os desfiles cívicos do 7 de Setembro.
O chefe do Núcleo de Registros de Acidentes e Medicina da Polícia Rodoviária Federal, Alessandro Dorileo, disse que de junho a agosto houve um aumento no número de acidentes nas rodovias federais do Estado por causa da baixa visibilidade na pista.
Previsão
A previsão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) é que amanhã a umidade relativa do ar em Cuiabá suba para 12% e a cidade passe à condição de estado de alerta. A temperatura deve atingir 39ºC. Para o domingo, a previsão é de umidade do ar na faixa de 22%. As temperaturas devem atingir 37ºC.
A previsão do Inpe para Mato Grosso na próxima semana é de temperaturas médias oscilando entre mínima de 17ºC e máxima de 36ºC. A umidade relativa do ar também deve continuar baixa em todo o Estado, apresentando médias de 20%. Chuvas só a partir da segunda quinzena de setembro, segundo o Inpe.
Notícias mais lidas agora
- Preso por matar adolescente e ferir jovem a tiros confessa o crime e alega ter buscado arma na casa da cunhada
- Homem é preso após estuprar própria filha de 15 anos em hotel de Campo Grande
- Jovem é assassinado com golpe de punhal pelo próprio irmão durante festa de Réveillon em MS
- Homem é agredido após tocar em partes íntimas de adolescente na Cidade do Natal
Últimas Notícias
Novo presidente e diretores do Banco Central tomam posse
Nilton David assume o lugar que era de Gabriel Galípolo, o novo presidente
2024 foi o ano mais quente desde 1961 no Brasil e MS teve calor de 43°C
Mato Grosso do Sul atingiu temperaturas de 43,1°C e sensação térmica acima dos 46°C
Pela 2ª vez, detento ‘ouve vozes’ e mata companheiro de cela na Máxima
Autor do crime está preso por matar idosa e já assassinou outro colega de cela
Usuário poderá trocar de plano de saúde em caso de exclusão de hospital da rede
As mudanças fazem parte de um conjunto de novas regras da Agência Nacional de Saúde
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.