Santa Casa realizou 17 transplantes de rim e 35 captações de órgãos em 2017
Beneficiaram pacientes de MS e de outros estados
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Beneficiaram pacientes de MS e de outros estados
O ano de 2017 foi marcado pelos aumentos nos números de transplantes e captações de órgãos feitos na Santa Casa de Campo Grande. Ao todo foram 17 transplantes de rins e 35 captações de órgãos que beneficiaram pacientes de Mato Grosso do Sul e de outros estados do país.
Em 2017 foram realizados pelas equipes de urologia e nefrologia do hospital, 14 transplantes com doadores falecidos e três com doadores vivos. Comparado com o ano de 2016, quando foi retomado o procedimento na instituição, nota-se um aumento de 750%, no qual foram realizados apenas dois procedimentos, um com doador vivo e outro com falecido.
“Neste ano nossa intenção é continuar aumentando os números de transplantes de rins. Para isso estamos buscando uma enfermaria que possa acomodar exclusivamente estes pacientes, para uma maior adesão de beneficiários e trazer mais conforto aos mesmos”, comenta a médica nefrologista, Dra. Rafaella Campanholo.
Outro aumento importante para o hospital foram os números de órgãos captados acompanhados pela equipe da Organização de Procura de Órgãos (OPO) da Santa Casa. Durante o ano de 2017 foram registradas 35 doações de órgãos e captados quatro corações, quatro pulmões, 19 fígados e 56 rins. Em 2016 houveram 10 captações a menos, totalizando 25 doações.
“O aumento nas doações deve-se principalmente no consentimento dos familiares e também ao empenho de todas as equipes envolvidas nos processos. Além disto, a transferência da OPO para a Santa Casa está sendo um grande avanço e, assim, poder beneficiar mais pessoas por meio da doação”, comenta a enfermeira e coordenadora da OPO, Ana Paula Silva das Neves.
Com aumento considerável dos transplantes renais e das doações de órgãos, o hospital também deve retornar os transplantes de coração em breve. Este serviço encontrava-se parado havia alguns anos e desde 2016 vem sendo trabalhado para o seu retorno, que aguarda a solução de problemas burocráticos em sua homologação junto ao Ministério da Saúde. De acordo o presidente da Santa Casa, Dr. Esacheu Nascimento já está sendo feita a viabilização do retorno dos transplantes de coração. “Esperamos que nos primeiros meses deste ano a Santa Casa esteja apta e inicie os transplantes. Isso contribuirá na diminuição dos números de pessoas que se deslocam para outros estados para fazer o procedimento”.
Notícias mais lidas agora
- Corpo de homem desaparecido é encontrado em rio no interior de MS
- Motorista de aplicativo esfaqueia cliente após briga por cancelamento de corrida em Campo Grande
- Empresário vítima de infarto aos 36 anos fazia uso de anabolizantes esporadicamente, diz irmão
- Idosa é presa e comparsa foge após tentar abrir conta com documentos falsos em agência bancária
Últimas Notícias
Quase R$ 1 bilhão: Prefeitura de Ponta Porã terá orçamento 33% maior em 2025
A sessão que definiu a Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2025 foi a última ordinária do ano e também desta legislatura
A quatro dias do Natal, presentes de última hora lotam Centro de Campo Grande e animam comerciantes
Em 2024, consumidores devem gastar em torno de R$ 278,00 com presentes de Natal
VÍDEO: Motorista embriagado causa acidente na Avenida Guaicurus e acaba preso
O teste do bafômetro apontou positivo para 0,39 mg/l
‘Sou pastora mas não sou trouxa’: líder de igreja envolve até o Espírito Santo ao ameaçar fiel em Campo Grande
Marido da pastora, que também é pastor, entrou na briga e intimidou o ex-marido da vítima dizendo: “Eu vim da cadeia”
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.