Pular para o conteúdo
Saúde

Cirurgia inovadora contra Mal de Parkson é realizada na Santa Casa

Procedimento estimula diretamente a área do cérebro afetada pela doença
Arquivo -

Procedimento estimula diretamente a área do cérebro afetada pela doença

​Equipe médica da Santa Casa de realizou, ontem (12), procedimento inovador para amenizar os efeitos do Mal de Parkson.

O procedimento, denominada Deep Brain Stimulation, consiste na introdução de eletrodos, em várias regiões do cérebro, provoca estímulos nervosos no paciente.

Nesta modalidade de cirurgia, o paciente permanece consciente e executa movimentos como mexer as mãos e pés, enquanto recebe os estímulos. Assim, é possível identificar o ponto exato do cérebro atingido pela doença.

Desta maneira, de acordo com a equipe médica do hospital, os efeitos são minimizados a cada eletrochoque que o paciente recebe.

O procedimento é indicado a pacientes que não alcançaram resultados positivos, apresentaram efeito adversos com o tratamento convencional ou que tiveram melhora no início do tratamento, porém, com o passar do tempo, deixaram de fazer efeito.

Através da técnica, é possível reduzir em 30% o tempo de duração das cirurgias. O que possibilita a realização do procedimento em 3h30min.

Após esse procedimento, é realizada uma segunda cirurgia para a instalação de uma espécie de marca-passo, que fornece energia para que os eletrochoques sejam realizados de maneira ininterrupta.

A técnica foi desenvolvida por pesquisadores do Hospital Sírio Libanês, em parceria com pesquisadores do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da faculdade de medicina da USP (Universidade de ).

Saúde – O Mal de Parkson consiste na degeneração de uma parte do cérebro chamada “Gânglio da Base”. Ela atinge pessoas de ambos os sexos, principalmente após os 60 anos de idade, e ocasiona, de forma progressiva, lentidão nos movimentos, tremores, rigidez e alteração do equilíbrio.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Plinko meu diário de lançamentos e pequenos ganhos

TCE-MS realiza live para esclarecer condições para recebimento de recursos do VAAR

Vacinação contra a gripe

Corumbá terá mutirão de vacinação contra a Influenza neste sábado

Bolsonaro defende que deveria ser beneficiado com suspensão de ação de Ramagem pela Câmara

Notícias mais lidas agora

STF determina retirada de tornozeleira e retorno de Waldir Neves ao TCE-MS

Corpo de mulher que desapareceu após briga com marido é encontrado em rio

Juíza nega pedido de David Chita e mantém ação por fraude no Detran-MS

Vista aérea de Paranaíba (Foto: Parada Dez)

Prefeitura de Paranaíba abre seleção com 33 vagas e salários de até R$ 4,6 mil

Últimas Notícias

Política

Após eleição suplementar, TRE-MS julga contas do PT de Paranhos como não prestadas

Eleição aconteceu em 6 de abril

Cotidiano

Anta sobrevivente de incêndio no Pantanal tem foto premiada em concurso internacional

Animal foi resgatado em condições debilitadas em 2024

Polícia

Denúncia de corpo encontrado em mata no Parque dos Laranjais mobiliza polícia e bombeiros

Equipes realizam buscas na região após a denúncia

Cotidiano

Abalo sísmico ocorreu a 100 km de Sonora e gerou 16 ‘réplicas’ na região, explica sismólogo

Ocorrências são relativamente comuns, principalmente na região do Pantanal