Pular para o conteúdo
Saúde

Terapia de Obesidade Infantil retoma atividades no HRMS neste sábado

O programa conta com  pediatras, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física
Arquivo -

O programa conta com  pediatras, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física

O Programa de Terapia da Infanto-Juvenil (TOI) do de Mato Grosso do Sul (HRMS)retoma as suas atividades neste sábado (6), em . O TOI é um programa de referência estadual que desenvolve a reeducação dos hábitos do paciente, sejam eles alimentares, no aspecto de atividades físicas e comportamentais contra a obesidade.

O programa conta com uma equipe multiprofissional composta por pediatras, nutricionistas, psicólogos e professores de educação física. Durante os atendimentos são realizadas palestras e atividades, como forma de conscientização aos riscos que a obesidade pode acarretar. Para o coordenador do Programa, o médico Sandro Trindade Benitez, o TOI desenvolve um trabalho de referência estadual, de grande importância para a redução da obesidade infantil e de conscientização familiar.

“Partimos do método da reeducação de comportamento começando de dentro da casa do paciente. Por isso a grande importância dos pais participarem dos encontros e atendimentos do TOI. Ao longo de quase 12 anos, os resultados conquistados pelo Programa são grandes, chegando a cerca de 5 mil famílias atendidas desde a fundação do programa sendo o único com este objetivo dentro da rede do Sistema Único de Saúde (SUS). Os resultados são mais expressivos ainda quando contamos com a participação dos pais, dessa maneira a reeducação começa já dentro de casa e com o apoio indispensável dos pais”, afirma o coordenador.

Segundo o coordenador do Programa a meta para o ano de 2015 é trazer para o TOI uma parceria com o Projeto Agita, criado pela Secretaria de Estado de Saúde de e Ministério da Saúde. O objetivo do projeto é promover atividades para combater o sedentarismo, através de caminhadas, atividades físicas regulares e palestras.

De acordo com a nutricionista do Hospital Regional e do Programa TOI, Samantha Abraão de Souza, a conscientização é o grande fator para a mudança dos hábitos alimentares e até mesmo estilo de vida. “Os atendimentos do TOI são em grupos e isso colabora com a conscientização das crianças. A dúvida de um pode ser a dúvida do outro, e com o apoio e participação dos pais, o acompanhamento tem mais chances de eficiência”, destaca a nutricionista.

O Programa de Terapia da Obesidade Infanto-Juvenil atende crianças e adolescentes com idade até 17 anos, de ambos os sexos e de diferentes classes sociais. O atendimento é realizado aos sábados (manhã e tarde), no Ambulatório do HRMS, localizado na Rua Eng. Luthero Lopes – 36. O serviço é totalmente gratuito, pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Para agendar uma consulta no programa TOI, a família do paciente deve ligar para o telefone 3378-2939 (2ª, 4ª e 6ª período matutino). É necessário que o paciente apresente um encaminhamento, feito por um profissional da área de saúde.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Taxista é preso suspeito de estuprar passageira em MS

Feira do balaio

Feira O Balaio reunirá mais de 150 expositores na Esplanada Ferroviária de Campo Grande

Motorista embriagado é preso após cair em ribanceira na Avenida Duque de Caxias

Adolescente relata abuso e escola aciona GCM em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Dor da separação: Realidade de 80% das mulheres encarceradas no presídio de Campo Grande

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Vídeo de ciclista atropelada em Campo Grande viraliza e gera debates até fora do Brasil

O vídeo gravado pela ciclista acumula mais de 7 milhões de visualizações e tem dividido opiniões nas redes sociais

Polícia

Carro recheado de entorpecentes capota na MS-164; motorista fugiu do local

A cena chamou atenção de quem passava pelo local

Política

Deputados de MS aprovaram 5% de aumento salarial a servidores e outros 10 projetos durante a semana

Deputados estaduais aprovaram 11 projetos nas três sessões ordinárias

Polícia

Mulher denuncia abuso durante massagem gratuita em ação de Dia das Mães em Campo Grande

O homem acusado de importunação sexual prestava serviços como freelancer para a marca responsável pela ação