O futebol é mais do que um esporte; é uma paixão que une pessoas em todo o mundo. Essa paixão transcende o gramado e se estende até a areia das praias, onde o futebol de areia floresce. Como uma variante emocionante do jogo, o futebol de areia capta a essência da paixão global pelo futebol, proporcionando momentos emocionantes e inspiradores para jogadores e fãs, onde quer que estejam. Foi assim que o futebol de areia, também conhecido como beach soccer, conquistou principalmente os brasileiros mas também conquistou corações ao redor do mundo com sua energia vibrante e habilidades impressionantes. Hoje o esporte é destaque também entre os admiradores dos sites de apostas que podem aproveitar o Código promocional Betano para dar seus palpites

A história do futebol de areia remonta a meados do século XX, quando começou a ser praticado informalmente em praias ao redor do mundo. No entanto, foi apenas na década de 1990 que o esporte ganhou reconhecimento internacional e se tornou uma disciplina oficialmente regulamentada.

O Brasil é considerado um dos pioneiros na popularização do futebol de areia. Sendo um país com uma extensa costa litorânea e uma paixão enraizada pelo futebol, não é surpresa que tenha desempenhado um papel fundamental no desenvolvimento e na trajetória do esporte. O esporte foi tão aprovado que mesmo nas regiões sem acesso ao mar, o futebol de areia foi adaptado e passou a ser praticado em quadras indoor até mesmo na praça em algumas cidades.

Países campeões do mundo de futebol de areia

As primeiras competições de futebol de areia no Brasil surgiram no final da década de 1980, e desde então o esporte tem crescido exponencialmente em termos de popularidade e profissionalismo. Não a toa, o país passou a conquistar numerosos títulos mundiais e revelando talentos excepcionais. As equipes brasileiras são reconhecidas por sua habilidade técnica, criatividade e capacidade de adaptação ao jogo na areia. O Brasil se estabeleceu como uma potência totalmente dominante no cenário internacional do futebol de areia, com múltiplos títulos da Copa do Mundo FIFA de Futebol de Praia.

Além do Brasil, outros países também deixaram sua marca na história do futebol de areia. A Espanha emergiu como um forte competidor, conquistando títulos importantes e desafiando a supremacia brasileira em várias ocasiões. Outras nações como Rússia, Portugal e Itália também demonstraram excelência no esporte, contribuindo para a diversidade e competitividade do cenário global.

A Copa do Mundo FIFA de Futebol de Areia é o principal torneio internacional da modalidade, realizado a cada dois anos desde sua criação em 1995. Durante as várias edições do torneio, o Brasil se destacou como o país mais bem-sucedido, outras nações também tiveram seu momento de glória na Copa do Mundo de Futebol de Areia. 

• Brasil – 14 títulos (1995, 1996, 1997, 1998, 1999, 2000, 2002, 2003, 2004, 2006, 2007, 2008, 2009 e 2017)

• Portugal – 3 títulos (2001, 2005 e 2019)

• Rússia – 3 títulos (2011, 2013 e 2021)

• França – 1 título (2005)

Maiores craques do futebol de areia mundial

Diversos craques se destacaram ao longo dos anos, demonstrando habilidades excepcionais e contribuindo para o crescimento e popularização do esporte. Entre os maiores craques, destacam-se nomes como o português Madjer, considerado por muitos como o melhor jogador de todos os tempos, com sua técnica refinada e capacidade de marcar gols incríveis. Ao todo foram mais de mil gols na carreira também (1082 ao todo), 82 só em Copas do Mundo organizadas pela Fifa. Recorde absoluto.

Outro nome de destaque é o brasileiro Júnior Negão, conhecido por sua velocidade, habilidade dribladora e precisão nos chutes. O espanhol Amarelle também deixou sua marca, sendo um dos principais responsáveis pelo sucesso da seleção espanhola, com sua visão de jogo e capacidade de liderança. Além desses, outros grandes jogadores como Neném, Buru, e Benjamin são lembrados por suas contribuições ao esporte, inspirando gerações futuras de talentos no mundo do futebol de areia.

Em resumo, o futebol de areia é muito mais do que apenas uma atividade recreativa de verão; é um esporte apaixonante que cativa jogadores e fãs em todo o mundo. Sua história rica e diversificada, juntamente com a trajetória emocionante no Brasil e os destaques dos times campeões da Copa do Mundo, refletem a evolução e o sucesso contínuo dessa modalidade única e empolgante.