Pular para o conteúdo
Publieditorial

Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso do Sul – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 […]
Arquivo -
(Foto: Divulgação, CAU-MS)
Conselho de Arquitetura e Urbanismo realiza eleições no dia 15 
CAU-MS (foto: divulgação)

Na próxima quinta-feira, 15 de outubro, mais de 3.600 arquitetos e arquitetas do Estado  poderão escolher seus representantes do CAU/MS – Conselho de Arquitetura e Urbanismo de – e do CAU/BR. A votação será realizada exclusivamente online e é obrigatória para todos os profissionais com registro ativo e menos de 70 anos de idade. 

Não é necessário estar adimplente com o CAU para votar, basta ter registro ativo – definitivo ou provisório. Três chapas concorrem ao pleito para compor o plenário do CAU/MS, que terá dez conselheiros estaduais e um conselheiro federal, mais os respectivos suplentes. Os conselheiros eleitos assumirão mandatos de três anos, a partir do dia 15 de dezembro de 2020. A função não é remunerada. 

O número de conselheiros estaduais titulares eleitos em cada chapa será proporcional à quantidade de votos que a chapa receberá. Se, por exemplo, a chapa tiver 60% dos votos, terá 60% das vagas. Se tiver 30% dos votos, terá 30% das vagas. Porém, cada chapa precisa obter percentual mínimo de desempenho igual ou superior a 20% dos votos válidos. O presidente do triênio 2021-2023 será eleito na primeira reunião plenária de 2021. 

A coordenadora da Comissão Eleitoral de Mato Grosso do Sul, arquiteta Vera Lúcia Giraldelli Peri, destaca a importância da participação dos profissionais. “Lutamos por muito tempo para fundar o CAU e dar mais visibilidade às questões arquitetônicas e urbanísticas como , como mobilidade urbana, moradia e ; com o esforço coletivo para escolher nossos representantes, teremos uma profissão cada vez mais valorizada e reconhecida”. 


A criação do CAU
 

O Conselho de Arquitetura e Urbanismo foi criado em 31 de dezembro de 2010, pela Lei 12.378, após décadas de luta dos arquitetos e urbanistas para assumirem a liderança da categoria, antes englobada no sistema CONFEA (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia). 

O CAU/BR é a instância normativa e recursal, onde os conselheiros federais atuam. Os conselhos estaduais são as instâncias executivas do CAU, às quais cabem as ações de atendimento e orientação direta aos arquitetos e à sociedade, assim como as de fiscalização sobre a prática profissional da Arquitetura e Urbanismo. 

Como os demais conselhos profissionais, o CAU/BR é uma autarquia federal com independência administrativa financiada por recursos próprios. Saiba mais no site www.caums.gov.br. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

No Dia das Mães, comércio de Campo Grande deve movimentar 4,15% a menos em relação a 2024

Dino dá 48 horas para líder do PL explicar acordo sobre emendas

Ministra confirma nova edição do ‘Enem dos Concursos’ com 3.352 vagas e prova em outubro

Justiça Eleitoral torna Pablo Marçal inelegível pela segunda vez

Notícias mais lidas agora

Por dez dias, MPMS escapa de processo no Conselhão por inércia no caso JBS

congestionamento na BR-060

PRF orienta retorno e rotas alternativas para evitar congestionamento na BR-060 em Sidrolândia

voluntario linchado por alimentar gatos de rua

Vizinhas lincham voluntário que alimenta animais de rua: ‘melhor remédio é veneno’

Ouro fecha em alta antes de dados dos EUA e com foco na guerra comercial

Últimas Notícias

Polícia

Polícia aguarda laudos para concluir investigação sobre morte de pecuarista em corrida automobilística

Sul-mato-grossense participava de corrida automobilística em SP quando perdeu o controle e foi atingido por outro veículo

Política

Vereadores se retiram de reunião da CPI do Consórcio: “não se permite contribuição”

Presidente destacou regimento e disse que presença é liberada, mas sem participação nos debates

Mundo

Corte julga bloqueio humanitário em Gaza feito ilegalmente por Israel

Audiência segue até o dia 2 de maio

Polícia

Idoso é suspeito de matar cachorro com golpe de facão e pauladas no interior de MS

O caso será investigado pela Polícia Civil