A Prefeitura de Brasilândia – a 365 km de Campo Grande – licita a compra de 2.000 doses da vacina quadrivalente contra a gripe. A intenção é ampliar a cobertura vacinal no município, utilizando-se de uma medicação que não está disponível no SUS (Sistema Único de Saúde).
✅ Clique aqui para seguir o Jornal Midiamax no Instagram
Na licitação, o valor de referência por vacina está sob sigilo. Contudo, reportagem do Jornal Midiamax em março deste ano apontou que a vacina quadrivalente, em clínicas especializadas da Capital, varia entre R$ 135 e R$ 160 a dose.
Sob a modalidade menor preço unitário, a Prefeitura de Brasilândia pretende adquirir vacinas quadrivalentes, com as cepas do vírus da gripe atualizadas para este ano, visando à ampliação da faixa etária de vacinação. Então, o pregão presencial 15/2025 terá abertura de propostas em 15 de maio, às 8h, na Sala de Reuniões e Licitações, Rua Elviro Mancini, 530, Centro.
O edital consta da edição de quarta-feira (30) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul).
Prefeitura quer imunizar contra as 4 principais cepas da gripe
Pela licitação, a prefeitura comprará doses da vacina Influenza, inativada, quadrivalente, em seringa preenchida de 0,5 ml, com agulhas acopladas, uso adulto e pediátrico, sem gesto vacinal, com cepas definidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS – para a temporada de 2025 do Hemisfério Sul. Elas terão prazo mínimo de validade para o ano em que for aplicada; armazenadas e acondicionadas adequadamente. Assim, as vacinas influenza quadrivalentes contendo dois tipos de cepas do vírus influenza B deverão conter um vírus similar ao vírus influenza B/Phuket/3073/2013 (B/linhagem Yamagata), adicionalmente aos três tipos de cepas especificadas no art. 2.º da Normativa Nº 330 de 17 de outubro 2024.
As doses do imunizante contra a gripe serão entregues integralmente em até 10 dias após a emissão da autorização de fornecimento.
Na justificativa da licitação, a Prefeitura de Brasilândia reforça a existência de Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, contando com grupos prioritários. Além disso, frisa a existência de duas cepas principais do vírus Influenza: A (H1N1 e H3N2) e B (Yamagata e Victoria), sendo que esta última, conforme estudos, representa de 20% a 30% das circulantes globalmente.
Ainda conforme a documentação, há 2 principais variedades de vacinas contra a gripe: a trivalente, fornecida pelo SUS, e a quadrivalente. A primeira inclui apenas uma cepa B, “uma importante causa de morbidade e mortalidade, especialmente durante os períodos interpandêmicos. Sua prevenção é uma prioridade de saúde pública global, uma vez que ela provoca uma carga de doença desproporcionalmente maior na população pediátrica, em comparação à influenza A”.
Edital está disponível na internet e por e-mail
Como a instrução normativa 261, de 25 de outubro de 2023, recomenda a aplicação da tetravalente, a Prefeitura de Brasilândia optou por comprar 2.000 doses desse tipo de imunizante contra a gripe. Dessa forma, a intenção é “ampliar a faixa etária contemplada e apoiar a campanha nacional de vacinação no município”. O quantitativo leva em consideração estudos da Secretaria Municipal de Saúde.
O edital da licitação está disponível no Núcleo de Licitações, no site http://portal.brasilandia.ms.gov.br:8079/transparencia e no Portal Nacional de Contratações Públicas (https://pncp.gov.br/app/editais?q=&status=recebendo_proposta&pagina=1). Além disso, a Prefeitura de Brasilândia o oferece por meio de solicitação ao e-mail licitacao@brasilandia.ms.gov.br.
✅ Siga o @midiamax no Instagram
Fique por dentro de tudo que acontece em Mato Grosso do Sul, no Brasil e no mundo! No perfil do @midiamax você encontra notícias quentinhas, vídeos informativos, coberturas em tempo real e muito mais! 📰
🎁 E não para por aí! Temos sorteios, promoções e até bastidores exclusivos para você!