O IMAM (Instituto de Meio Ambiente de Dourados) iniciou processo de contratação empresa especializada em mapeamento manejo de árvores doentes. O edital foi publicado nesta segunda-feira (27) no Diário Oficial do Município. Neste mesmo dia, dois carros foram atingidos na Avenida Hayel Bom Faker.
O contrato prevê, além da supressão de árvores em estado crítico, ou seja, aquelas que apresentam risco eminente de tombar sobre casas e carros, bem como o plantio de mil mudas nativas do bioma local, com o objetivo de revitalizar e preservar a arborização da cidade.
De acordo com o edital, divulgado no Diário Oficial do Município, o trabalho também inclui a trituração e remoção de resíduos vegetais, realização de tomografia 3D para diagnóstico preciso e tratamento fitossanitário de árvores tombadas como patrimônio histórico.
O secretário municipal de Planejamento, Fábio Luís, destacou a importância da iniciativa para a segurança e o bem-estar da população. “Realizaremos um trabalho detalhado em nossa cidade. Muitas árvores possuem sistema radicular superficial, e, com as mudanças na pavimentação e drenagem, suas raízes ficam enfraquecidas”, explica Fábio.
Segundo ele, isso aumenta o risco de tombamento, especialmente em períodos de chuvas e ventos fortes. ‘Hoje em Dourados, mais de 300 árvores precisam ser retiradas, pois estão ocas por dentro”, afirma o secretário.
💬 Fale com os jornalistas do Midiamax
Tem alguma denúncia, flagrante, reclamação ou sugestão de pauta para o Jornal Midiamax?
🗣️ Envie direto para nossos jornalistas pelo WhatsApp (67) 99207-4330. O sigilo está garantido na lei.
✅ Clique no nome de qualquer uma das plataformas abaixo para nos encontrar nas redes sociais:
Instagram, Facebook, TikTok, YouTube, WhatsApp, Bluesky e Threads.