O desta sexta-feira (12) trouxe a publicação da exclusão de 7 policiais militares das fileiras da PMMS (Polícia Militar de Mato Grosso do Sul). São militares implicados na Máfia dos Cigarreiros, um grupo criminoso formado por agentes da que exigiam propina para facilitar o contrabando pela fronteira de MS.

Conforme a publicação, os militares foram excluídos das fileiras da PMMS por meio de decisão judicial, no processo que apura os crimes de corrupção envolvendo os policiais.

Desta forma, foram excluídos o cabo Lisberto Sebastião de Lima, soldado Ivan Edemilson Cabanhe, os subtenentes Elvio Barbosa Romeiro e Angelucio Recalde Paniagua, além do sargento Jhondnei Aguilera e os cabos Valdson Gomes de Pinho e Erick dos Santos Ossuna.

A publicação é assinada pela subcomandante-geral da PMMS, coronel Neidy Nunes Barbosa Centurião.

Máfia dos Cigarreiros

A primeira fase da foi desencadeada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Corregedoria Geral da Polícia Militar em 2018.

Na operação, foram presos 29 policiais, que foram denunciados por corrupção passiva e organização criminosa, por integrarem a chamada Máfia dos Cigarreiros.

As investigações iniciaram em abril de 2017 e apontaram que policiais militares de Mato Grosso do Sul davam suporte ao contrabando, mediante pagamento sistemático de propina. Com isso, eles interferiam na fiscalização de caminhões carregados de cigarros.

Isso, para que não ocorressem apreensões de cargas e veículos. Os cigarreiros agiam associados desde o início de 2015, estruturalmente ordenados e com divisão de tarefas. As atividades eram desenvolvidas em dois grandes núcleos.

Policiais presos em MS

Entre os nomes que aparecem como presos nas operações estão Admilson Cristaldo Barbosa, Alisson José Carvalho de Almeida, Anderson Gonçalves de Souza, Angelúcio Recalde Paniagua, Aparecido Cristiano Fialho, Claudomiro de Goez Souza, Claiton de Azevedo, Clodoaldo Casanova Ajala, Elvio Barbosa Romeiro, Erick dos Santos Ossuna, Francisco Novaes, Ivan Edemilson Cabanhe, Jhondnei Aguilera, Kelson Augusto Brito Ujakov, Kleber da Costa Ferreira, Lindomar Espindola da Silva, Lisberto Sebastião de Lima, Luciano Espindola da Silva, Maira Aparecida Torres Martins, Marcelo de Souza Lopes, Nazário da Silva, Nestor Bogado Filho, Nilson Procedônio Espíndola, Oscar Leite Ribeiro, Ricardo Campos Figueiredo, Roni Lima Rios, Salvador Soares Borges, Valdson Gomes de Pinho e Wagner Nunes Pereira.