A Prefeitura de divulgou nesta terça-feira (27) a contratação, por inexigibilidade de licitação, ou seja, quando não há empresas que prestem o mesmo serviço ou quando não há tempo hábil para abrir um processo licitatório, uma empresa para fazer a consultoria para construção do hospital municipal, anunciado no ano passado pela prefeita Adriane Lopes (PP).

A empresa, H B Treinamentos Ltda, é a mesma que fará consultoria para a sinalização viária da cidade, contratada também por inexigibilidade, no último dia 21 de fevereiro.

Sem divulgar valores no Portal da Transparência, a prefeitura quer encontrar, por meio da empresa, “a melhor solução para a construção integral de um complexo hospitalar municipal, inclusive com equipamentos, mobiliários hospitalares em geral e serviços de facilities necessários para o funcionamento de um complexo hospitalar”.

Hospital municipal

Segundo divulgado em 14 de setembro de 2023 pela Prefeitura, o investimento para o hospital municipal é de R$ 200 milhões por meio de PPP (Parceria Público-Privada). Conforme a líder do poder executivo municipal, o local terá capacidade de atender 1,5 mil pessoas.

O novo espaço terá 250 leitos de internação, 10 salas de cirurgia, centro de diagnóstico por imagem e suporte de UTI (Unidade de Terapia Intensiva). Todos os atendimentos das UPAs e CRSs devem ser regulados para o complexo hospitalar. 

Um dos objetivos é expandir a oferta de serviços e resolver parte da demanda reprimida de exames de diagnóstico e cirurgia. O Complexo Hospitalar e Diagnóstico Municipal deve ter 15 mil metros quadrados, com 10 mil metros de área construída. Além disso, o local deve ter um heliponto para receber vítimas que precisem de atendimento imediato.

À época, Adriane afirmou também que já havia terreno para a construção do hospital, sem nunca divulgar onde seria o espaço. A previsão era que as obras seriam iniciadas ainda em 2023, com previsão de entrega de 12 meses.

O Labcen (Laboratório Central Municipal de Campo Grande) também deve ser levado para o Complexo Hospitalar e Diagnóstico Municipal.