Pular para o conteúdo
Transparência

Lama Asfáltica: Ex-servidor da Agesul e engenheiro de empreiteira viram réus na Justiça Federal

Rodovia implicada na denúncia segue investigada e em obras de pavimentação
Renata Portela -
Polícia Federal durante a Lama Asfáltica (Arquivo Midiamax)

No último mês, a juíza federal Julia Cavalcante Silva Barbosa recebeu nova denúncia contra o ex-servidor da Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos), Paulo Afif, e o engenheiro Paulo Brum Sant’Ana. Os dois são investigados por envolvimento com o grupo alvo da Operação Lama Asfáltica, de 2015.

Agora, 9 anos depois, a denúncia foi recebida e a decisão publicada no Diário Oficial do TRF3 (Tribunal Regional Federal da 3ª Região) desta terça-feira (12). Na sentença, a magistrada lembra que a operação teve como foco agentes vinculados à Proteco Construções Ltda (CNPJ 03.272.150/0001-42).

Assim, o grupo teria se associado entre 2013 e 2015 para fraudar licitações com o Governo do Estado, desviando aproximadamente R$ 26 milhões. Os investigados são acusados de superfaturarem contratos administrativos de obras.

“Consta também que a organização criminosa teria fraudado os procedimentos licitatórios relativos às Rodovias MS-228, MS-171, MS-338, MS-357, MS-270, MS-444 e MS-473, favorecendo a contratação da PROTECO”, diz trecho da decisão.

Recentemente, em 2023, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) voltou a investigar obras na MS-228. Desta vez, por execução das obras de pavimentação asfáltica sem a devida licença ambiental.

Denúncia recebida

A juíza apontou que a denúncia foi originalmente recebida em junho de 2017, pelo Juízo da 1ª Vara Criminal de . Os réus foram citados e apresentaram respostas à acusação na Justiça Estadual.

Depois, o Juízo da 1ª Vara Criminal julgou procedente exceção de incompetência interposta pelas defesas, reconhecendo a existência de conexão entre os fatos apurados na ação penal que tramita na 3ª Vara Federal de Campo Grande.

Por isso, foi declarada a Justiça Estadual incompetente, determinando a remessa dos autos para a Justiça Federal. A magistrada recebeu a denúncia em desfavor de João Afif Jorge e Paulo Brum Sant’Ana.

Os crimes investigados são de lavagem ou ocultação de bens, ocultação de bens, direitos ou valores.

O Midiamax acionou as defesas dos réus e aguarda posicionamento. A reportagem foi feita com base em documento oficial e público e está passível de edição para acréscimo de posicionamento.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em reunião com quilombolas, Vander anuncia construção de 300 casas no Tia Eva

Lula vem a MS para assinar regularização de terras em Dourados

reborn

‘STF se aproveita do recesso parlamentar’, diz Catan sobre ação da PF contra Bolsonaro

Solurb começa transição para caminhões com combustível sustentável

Notícias mais lidas agora

JBS poderá pagar multa sobre valor milionário se recusar conciliação com moradores

nelsinho governo lula

VÍDEO: ‘Lei de Reciprocidade só em último caso’, diz representante do Senado em negociação com Trump

Alexandre de Moraes determina que Bolsonaro use tornozeleira e fique sem redes sociais

bolsonaro operação pf meme

Tornozeleira com capinha de Trump e maquiagem de Lula: os memes da operação da PF contra Bolsonaro

Últimas Notícias

Cotidiano

Fumacê percorre três bairros de Campo Grande nesta sexta-feira

As equipes estarão nos bairros Jardim Veraneio, Novos Estados e Nova Lima, das 16h às 22h.

Política

Bolsonaro pode ser preso? Veja ex-presidentes que tiveram liberdade restrita pela Justiça

Alvo da PF nesta sexta-feira, ex-presidente está sob restrições impostas pela Justiça

Famosos

Acredite, é ele: Cantor Jão muda para cidade do interior e vira outra pessoa

Tatuagem no antebraço entregou que homem rústico do interior é o cantor de música pop

Política

Simone recebe convite para mudar domicílio eleitoral e disputar o Senado em 2026

Há possibilidade da ministra disputar uma cadeira no Congresso Nacional por São Paulo