Pular para o conteúdo
Transparência

Juiz mantém liberdade provisória de alvo da Operação Tromper que entrou na Prefeitura de Sidrolândia

Tornozeleira 'entregou' empresário investigado com audiência marcada para abril
Dândara Genelhú -
juiz sidrolândia
Empresário investigado tem audiência marcada para abril. (Reprodução)

Investigado na Operação Tromper, Ueverton da Silva Macedo segue em liberdade provisória após a Comarca de aceitar as justificativas apresentadas pelo empresário. Ueverton entrou na Prefeitura Municipal, a 70 quilômetros de , mesmo com proibição.

A tornozeleira eletrônica ‘entregou’ o investigado. O aparelho teria indicado que o réu entrou na Prefeitura da cidade, local que está proibido de frequentar.

A informação foi anexada ao processo pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual. Ueverton teria cometido violação de área de exclusão.

Nos autos, a defesa do empresário afirmou que a situação ocorreu após o expediente da Prefeitura, que vai das 7h às 13h. Que teria permanecido das 17:07:01 às 17:07:31 no local.

Assim, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) emitiu parecer favorável à defesa. Segundo o parecer ministerial, “a defesa informou que o acusado apenas percorreu a rua localizada na frente da sede do Poder Executivo, de carro, sem adentrar no local, em que sequer haveria expediente, vez que finalizado às 13h”.

Foi solicitada a manutenção das medidas cautelares que concederam a liberdade provisória de Ueverton. “Tendo em vista que o monitoramento apontou 30 segundos de violação, sendo crível que o acusado esteve apenas passando pelo local, vez que não seria possível adentrar e sair no aludido intervalo”, justificou o Ministério.

Audiências

A Comarca de Sidrolândia marcou o julgamento do empresário Ueverton da Silva Macedo, alvo da Operação Tromper, deflagrada em Sidrolândia. O investigado está em liberdade provisória e faz uso de tornozeleira eletrônica.

Assim, a audiência de instrução e julgamento de Ueverton foi marcada para 5 de abril às 13h.

No mês de fevereiro, foram realizadas audiências para ouvir os envolvidos nos supostos esquemas de corrupção e fraudes em Sidrolândia. O juiz Fernando Moreira Freitas da Silva agendou as audiências.

Conforme o ofício, foram necessários dois dias de audiências devido ao ‘elevado número de testemunhas’. No total, 10 pessoas foram ouvidas.

Desde julho de 2023, o empresário Ricardo José Rocamora é considerado foragido da Justiça, após a segunda fase da Operação Tromper. Ação decorrente da operação, por posse irregular de munições, tornou Rocamora réu em mais um processo. Conforme o juiz, “não há nenhum fato novo a acrescentar”.

Então, destacou que o empresário é “o único réu dos processos mencionados que não se apresentou à Polícia e ao Poder Judiciário, encontrando-se, até o momento, foragido”. Na terça-feira (5), a Justiça de MS negou o pedido de liberdade provisória para Rocamora, que segue foragido há mais de seis meses.

Operação Tromper

Em 21 de julho de 2023, o Gaeco cumpriu 9 mandados em Sidrolândia, sendo cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva.

Na época, o Midiamax confirmou a prisão de dois empresários e um servidor municipal. São eles Ueverton da Silva Macedo, que já foi candidato a vereador no município pelo PSD, também Roberto da Conceição Valençuela e o servidor Tiago Basso da Silva.

Além disso, o quarto mandado de prisão foi direcionado ao empresário Ricardo José Rocamora Alves, que está foragido. Segundo apurado pelo Jornal Midiamax, Rocamora tinha contratos milionários em Sidrolândia.

Rocamora também foi alvo da primeira fase da Tromper, em 18 de maio de 2023. Na data, ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Sidrolândia. Contudo, pode ter sido solto após audiência de custódia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Idosa quebra fone e revolta crianças no ônibus em Campo Grande: ‘Não sou filho da p***’

Caminhonete com placas falsas é apreendida com 1 tonelada de maconha na BR-163

VÍDEO: Equipe da Band é atacada durante cobertura de protesto em Paraisópolis

Foragido, médico é preso por tráfico de drogas e ameaça policiais no interior de MS

Notícias mais lidas agora

Fazendeiro de MS alega legítima defesa ao matar vizinho e é liberado 2h após depoimento

Prefeitura pede na Justiça prazo maior para analisar perícia do Consórcio Guaicurus

Prefeita Adriane Lopes

Asfalto para bairros com cascalhamento será prioridade de Adriane em 2025

MS tem 151 mil pessoas morando em áreas de conservação ambiental dentro das cidades

Últimas Notícias

Transparência

TCE-MS manda Agesul suspender licitação de R$ 40 milhões por falhas em projeto

Decisão sobre cascalhamento da MS-454 cita 'risco iminente de prejuízo ao erário'

MidiaMAIS

3ª Roda Nacional de Violeiros promete muita música e famosa costela de chão em Campo Grande

Evento celebra o Dia Nacional da Viola e da Música Caipira

Política

Mais um caso: vereador prometeu ‘lapada’ em secretário em Nova Alvorada do Sul

Casos foram parar na delegacia de polícia

Mundo

Trinta e um operários são resgatados a 137 metros de profundidade após desabamento de túnel nos EUA

Trabalhadores chegaram a escalar mais de 3 metros de terra solta