O ( Universitário Maria Aparecida Pedrossian) da Federal de Mato Grosso do Sul, enviou 20 máquinas para procedimentos de diálise ao HUPAA (Hospital Universitário Professor Alberto Antunes), em Alagoas. As unidades são vinculadas à Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares).

Para atender à demanda de urgência, os serviços estavam sendo ofertados pelos equipamentos cedidos pelo hospital sanatório. As máquinas chegaram à cidade no último dia 23 de janeiro, e devem garantir a operação de demandas nos três turnos do procedimento.

Antes de serem colocados em operação, os equipamentos serão testados, passarão por manutenções preventivas, além da substituição de filtros. Estima-se que, em três ou quatro meses, as máquinas estarão funcionando.

De acordo com o engenheiro clínico do HUPAA, Antônio Xavier, Hospital precisou realocar os pacientes do hospital sanatório por não ter a quantidade de equipamentos suficientes. Por isso, foi solicitado o recebimento de equipamentos próprios.

“A gente trabalha em rede e uma das grandes vantagens disso é que a gente consegue suporte com outros hospitais. Então, busquei junto aos hospitais da Ebserh máquinas de hemodiálise que tinham sido desativadas por algum motivo, mas que ainda pudessem entrar em operação, e o Humap disponibilizou essas máquinas que estavam obsoletas lá por ociosidade. A gente formalizou, por meio de um processo, a doação dessas máquinas”, destaca.

Foto: Divulgação, Governo Federal