Considerado foragido desde julho de 2023, o empresário Ricardo José Rocamora, de Sidrolândia, a 70 quilômetros de Campo Grande, deve ter caminhonete apreendida por determinação judicial. O veículo foi financiado, mas as parcelas finais não foram pagas.

O banco entrou com o pedido para apreensão da caminhonete Ford Ranger, no valor total de R$ 154.250,02, que seria pago em 48 parcelas. No entanto, Rocamora não teria cumprido as obrigações das parcelas assumidas.

Com isso, não pagou a parcela 21, com vencimento em 17 de dezembro de 2023. Nesta data, o empresário já estava foragido. Até 8 de fevereiro deste ano, a dívida atualizada totalizava R$ 107.299,66.

Por isso, o banco fez o pedido de busca e apreensão da caminhonete, pelo não pagamento. O pedido do banco foi deferido pelo juiz Fernando Moreira Freitas da Silva, da 2ª Vara Cível de Sidrolândia.

Interrogatório marcado

Para os outros réus da Operação Tromper, foi marcado interrogatório para o dia 5 de abril, conforme termo publicado nos autos em 22 de março. Foi fixada pelo magistrado a ordem de interrogatório dos réus.

Desta forma, devem ser ouvidos nesta ordem: Tiago Basso, Roberto da Conceição Valençuela, Odinei Romeiro de Oliveira, Everton Luis de Sousa Luscero, Ricardo José Rocamora Alves – foragido -, Carlos Alessandroda Silva, Flávio Trajano Aquino dos Santos, Milton Matheus Paiva Matos, César Augusto dos Santos Bertoldo e Ueverton da Silva Macedo.

Em liberdade

Ueverton da Silva Macedo segue em liberdade provisória após a Comarca de Sidrolândia aceitar as justificativas apresentadas pelo empresário no início de março. Ueverton teria passado perto da Prefeitura Municipal, mesmo com proibição.

A tornozeleira eletrônica ‘entregou’ o investigado. O aparelho teria indicado que o réu entrou na Prefeitura da cidade, local que está proibido de frequentar.

A informação foi anexada ao processo pela Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário), por meio da Unidade Mista de Monitoramento Virtual Estadual. Ueverton teria cometido violação de área de exclusão.

Nos autos, a defesa do empresário afirmou que a situação ocorreu após o expediente da Prefeitura, que vai das 7h às 13h. Que teria permanecido das 17:07:01 às 17:07:31 no local.

Assim, o MPMS (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) emitiu parecer favorável à defesa. Segundo o parecer ministerial, “a defesa informou que o acusado apenas percorreu a rua localizada na frente da sede do Poder Executivo, de carro, sem adentrar no local, em que sequer haveria expediente, vez que finalizado às 13h”.

Foi solicitada a manutenção das medidas cautelares que concederam a liberdade provisória de Ueverton. “Tendo em vista que o monitoramento apontou 30 segundos de violação, sendo crível que o acusado esteve apenas passando pelo local, vez que não seria possível adentrar e sair no aludido intervalo”, justificou o Ministério.

Audiências

No mês de fevereiro, foram realizadas audiências para ouvir os envolvidos nos supostos esquemas de corrupção e fraudes em Sidrolândia. O juiz Fernando Moreira Freitas da Silva agendou as audiências.

Conforme o ofício, foram necessários dois dias de audiências devido ao ‘elevado número de testemunhas’. No total, 10 pessoas foram ouvidas.

Desde julho de 2023, o empresário Ricardo José Rocamora é considerado foragido da Justiça, após a segunda fase da Operação Tromper. Ação decorrente da operação, por posse irregular de munições, tornou Rocamora réu em mais um processo. Conforme o juiz, “não há nenhum fato novo a acrescentar”.

Então, destacou que o empresário é “o único réu dos processos mencionados que não se apresentou à Polícia e ao Poder Judiciário, encontrando-se, até o momento, foragido”. Na terça-feira (5), a Justiça de MS negou o pedido de liberdade provisória para Rocamora, que segue foragido há mais de seis meses.

Operação Tromper

Em 21 de julho de 2023, o Gaeco cumpriu 9 mandados em Sidrolândia, sendo cinco mandados de busca e apreensão e quatro de prisão preventiva.

Na época, o Midiamax confirmou a prisão de dois empresários e um servidor municipal. São eles Ueverton da Silva Macedo, que já foi candidato a vereador no município pelo PSD, também Roberto da Conceição Valençuela e o servidor Tiago Basso da Silva.

Além disso, o quarto mandado de prisão foi direcionado ao empresário Ricardo José Rocamora Alves, que está foragido. Segundo apurado pelo Jornal Midiamax, Rocamora tinha contratos milionários em Sidrolândia.

Rocamora também foi alvo da primeira fase da Tromper, em 18 de maio de 2023. Na data, ele foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia de Sidrolândia. Contudo, pode ter sido solto após audiência de custódia.