A FAB (Força Aérea Brasileira) doou a Mato Grosso do Sul, o único Learjet 55C, confiscado em 19997 pelo governo federal no então Banco Bamerindus. A aeronave de camuflagem cinza tático, chegou no aeroporto de Santa Marina neste domingo (14).

Em terra sul-mato-grossense, o jato será usado pela CTA (Coordenadoria de Transporte Aéreo do Mato Grosso do Sul), órgão subordinado à Casa Militar Estadual e responsável por gerenciar a frota de aeronaves do Estado.

De ficha extensa, o jato foi entregue oficialmente em junho de 1998 para o GTE (Grupo de Transporte Especial) da FAB, onde recebeu a designação VU-55 e a matrícula militar FAB 6100. Assim, foi padronizado com aeronaves da Embraer, em 2012 o FAB 6100 foi transferido para o 6º ETA “Esquadrão Guará”.

Já em 2013, foi retirado de operação e enviado para o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa, em Minas Gerais. Por lá, passou por uma inspeção de grande porte programada. O modelo é exclusivo na frota da FAB e com apenas 147 unidades fabricadas entre 1989 e 1993, a Aeronáutica decidiu por terceirizar a revisão do Learjet 55C afim para reduzir custos.

Mesmo assim, questões de logísticas e licitatórias atrasaram o tempo de parada da aeronave que ficou fora de serviço por quase cinco anos. Oito meses depois, entre tantas revisões, em 14 de novembro de 2018 o FAB 6100 retornou oficialmente para a frota do 6º ETA, com a designação U-55C e uma nova pintura no padrão de camuflagem cinza tático.

Devido ao cronograma de gerenciamento de frota, em meados de 2020 a FAB retirou de serviço os últimos jatos modelo Learjet, o que incluiu o 6100 que havia parado alguns meses antes. Com isso, ele foi mantido em estado de preservação na sede do Esquadrão Guará, na de Brasília, no Distrito Federal, aguardando um novo destino. Após três anos sem voar, foi enviado ao aeroporto de Santa Maria, próximo a Campo Grande.