Com força-tarefa e apoio de alpinistas, as obras sobre o Rio Paraguai na BR-262, que dá acesso a Corumbá, devem ser finalizadas em abril. Nesta quarta-feira (27), a equipe instalou QuikDeck, embaixo do pilar. A plataforma de apoio para andaimes vai possibilitar a colocação de uma nova trama e placas de aço e concretagem na via.

A plataforma possui 13,8 metros de largura e 3,8 metros de comprimento e serve de apoio para que os trabalhadores possam aplicar as placas de aço, montar a caixaria para a concretagem que reforçará toda a estrutura, como explica o engenheiro civil Lauro Peres, um dos responsáveis pela obra na ponte.

“Nós já demolimos a laje do pilar em toda a sua extensão. Estamos montando na parte inferior um deck que vai servir de apoio para escoramento de caixaria e também para reforço do aço que vai ser feito na parte inferior. Após isso, nós vamos reforçar o aço na parte superior e dar sequência na concretagem”, completa.

Segundo ele, serão utilizadas 19 toneladas de concreto e um trabalho semelhante será feito nos pilares P24 e P27, porém sem a necessidade da QuickDeck.

“Essa plataforma embaixo vai suportar todo o peso de escoramento que vai ser colocado. Após a finalização da concretagem com um tempo determinado de cura, nós vamos dar sequência nos outros pontos. Serão mais quatro pontos de apoio já na outra extremidade da ponte, no lado de Corumbá”, afirmou Peres.

A fase da obra está prevista para ser concluída até a segunda quinzena de abril. Até lá, a rodovia continua funcionando no sistema de ‘Pare e Siga’. Enquanto isso, foram executados 20% do total da obra.

A ponte foi inaugurada em maio de 2001 e possui 1.890 metros de comprimento. Com o novo reforço estrutural de aço, vai suportar cerca de 70 toneladas por metro quadrado. Em média, por dia, 150 veículos leves e 300 caminhões atravessam a ponte.

Ainda em fevereiro, foi instalada uma placa de aço pesando 17 toneladas, que auxilia na correção das patologias encontradas nas lajes da ponte. O dispositivo permitiu o tráfego de veículos enquanto eram retirados os materiais deteriorados.