A Prefeitura de Caarapó –a 277 km de Campo Grande– decretou ponto facultativo na segunda-feira (5). A medida deu à população um “feriadão” de quatro dias, já que a falta de atendimento nos órgãos municipais no primeiro dia útil da semana se deve ao feriado do Padroeiro Senhor Bom Jesus, comemorado na terça (6).

O decreto municipal 78/2024, publicado na edição de quinta-feira (31) do Diário Oficial da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul), prevê a medida. Assinado pelo prefeito André Nezzi, ele decreta o ponto facultativo nas repartições públicas municipais na segunda-feira.

O dispositivo, porém, não se aplica a serviços considerados essenciais e que, por tal natureza, têm prestação contínua. Com o fim de semana (3 e 4 de agosto), Caarapó terá 4 dias de recesso nos estabelecimentos municipais.

Saúde define atendimento durante o ponto facultativo

Na saúde, haverá atendimento no PAM (Pronto Atendimento Médico) no dia do ponto facultativo. As Unidades de ESF (Estratégia de Saúde da Família) e UBSs (Unidades Básicas de Saúde) dos distritos estarão fechadas.

No dia 6, o atendimento ao público na Saúde de Caarapõ será apenas no Hospital Beneficente São Mateus.