Nesta terça-feira (23), a Agesul (Agência Estadual de Gestão de Empreendimentos) publicou no o aviso de suspensão de licitação, para manutenção do Bioparque do Pantanal. A medida compreende uma determinação do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul).

A licitação, que seria aberta nesta terça, objetivava a contratação de uma empresa especializada para execução de serviços de operação e manutenção preventiva e corretiva no Bioparque. A empresa também forneceria mão de , materiais, peças e equipamentos.

No entanto, medida cautelar do TCE-MS determinou a suspensão, por suspeita de irregularidades no certame.

Licitação foi suspensa

A licitação para manutenção e mão de obra para o Bioparque do Pantanal teve irregularidades apontadas pelo TCE-MS na sexta-feira (19). O processo licitatório previa contrato de até R$ 6.224.181,44.

O TCE-MS publicou a decisão liminar em edição extra do Diário Oficial. A sessão pública para abertura das propostas estava marcada para esta terça-feira.

Assim, o Tribunal aplicou medida cautelar para suspender a sessão e o prosseguimento da licitação. Como justificativa, o TCE-MS listou algumas das irregularidades encontradas no certame.

Entre elas, estão: previsão de reajustamento baseado em índice setorial, inobservância quanto ao dimensionamento da equipe de mergulho – condição ou situação de trabalho, que pode causar acidente ou doença com lesão grave ao trabalhador; definição genérica das atribuições dos profissionais envolvidos na atividade de mergulho e falta de previsão da exigência de Certificado de Cadastramento, expedido pela DPC (Diretoria de Portos e Costas) da do Brasil.

Por fim, o diretor-presidente da Agesul, Mauro Azambuja Rondon Flores, foi intimado a apresentar parecer sobre a determinação em até cinco dias úteis.

Caso desobedeça à determinação assinada pelo conselheiro Osmar Domingues Jeronymo, o responsável pelo órgão pode ser multado em R$ 48,1 mil.

O Jornal Midiamax entrou em contato com a Agesul para saber quais medidas serão tomadas a partir de agora. “A Agesul aguarda a notificação oficial para poder analisar e responder às alegações do Tribunal”, informou a Agência.