Pular para o conteúdo
Transparência

TJ nega recurso e mantém decisão que obriga prefeitura de Campo Grande a reformar escola histórica

Antigo prédio da Escola Municipal Izauro Bento Nogueira, em Anhanduí, é tombado como patrimônio histórico
Adriel Mattos -
escola
Foto: PMCG / ipatrimonio.org

A 3ª Câmara Cível do (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) negou recurso da prefeitura de e manteve sentença da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos que condenou o município a reformar o antigo prédio da Escola Municipal Izauro Bento Nogueira, no distrito de Anhanduí. A decisão saiu em fevereiro de 2020.

A ação civil pública foi proposta pelo (Ministério Público do Estado), que denunciou que o prédio, que abrigou a primeira rural da cidade, estaria em más condições de conservação, mesmo sendo tombado como patrimônio histórico. Com isso, a Justiça deu 360 dias para que a prefeitura executasse as obras de restauro.

Inconformado com a sentença, o município recorreu ao TJ, alegando que o prazo para a reforma era muito curto. O recurso foi distribuído ao desembargador Marco André Nogueira Hanson.

Em seu voto, o relator rejeitou a tese de prazo exíguo, além de destacar que um relatório da Sectur (Secretaria Municipal de Cultura e Turismo) constatou a má conservação do prédio histórico.

“Conclui o referido relatório, ainda, que ‘o edifício está acometido por imenso estado de degradação física, com risco iminente de arruinamento e consequentemente perda do monumento histórico, portanto seu estado de conservação poderá ser classificado como precário.’”, destacou.

Hanson prossegue apontando que não há concebível que a prefeitura não tenha capacidade de executar a reforma. Por outro lado, o magistrado negou recurso do MP e negou a manutenção de multa por dano moral coletivo.

Os demais membros da 3ª Câmara Cível seguiram o mesmo entendimento, votando favoravelmente os desembargadores Amaury da Silva Kuklinski e Odemilson Roberto Castro Fassa.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Durante chuva forte em Campo Grande, asfalto cede e abre ‘cratera’ na Avenida Mato Grosso

Bebê que teve 90% do corpo queimado após chapa de bife explodir morre na Santa Casa

Com alerta em todo o Estado, chuva forte atinge Campo Grande e deixa ruas alagadas

Tatuador que ficou cego após ser atingido por soda cáustica é preso por violência doméstica

Notícias mais lidas agora

Menino de 4 anos morre após tomar remédio controlado do pai em Campo Grande

Pedágios

Pedágio em rodovias da região leste de MS fica 4,83% mais caro a partir do dia 11 de fevereiro

Vítimas temem suposta pressão para abafar denúncias contra ‘fotógrafo de ricos’ em Campo Grande

Morto por engano: Trabalhador de usina foi executado a tiros no lugar do filho em MS

Últimas Notícias

Política

‘CPI do Consórcio Guaicurus’ chega a 10 assinaturas e já pode tramitar na Câmara

Presidente da Câmara, Papy (PSDB) não assinou pedido da CPI após defender mais dinheiro público para empresas de ônibus em Campo Grande

Cotidiano

Decisão de Trump de taxar aço pode afetar exportação de US$ 123 milhões de MS

Só em 2024, Mato Grosso do Sul exportou 123 milhões de dólares em ferro fundido para os EUA

Transparência

MPMS autoriza que ação contra ex-PGJ por atuação em concurso vá ao STJ

Ação pode anular etapa de concurso por participação inconstitucional de Magno

Política

Catan nega preconceito após Kemp pedir respeito à professora trans

Fantasia de ‘Barbie’ da professora não foi considerada exagerada por outros deputados