Pular para o conteúdo
Transparência

Rose Modesto desiste de ação contra o União Brasil após diretório nacional marcar eleição em MS

Medida acontece após diretório nacional do União Brasil marcar eleição para o dia 29 de abril
Evelin Cáceres, Renata Portela -
Rose Modesto Foto Henrique Arakaki
Rose Modesto (Foto: Henrique Arakaki, Midiamax)

A ex-deputada federal desistiu nesta quarta-feira (26) da ação impetrou ação na 15ª Vara Cível de contra o diretório do União Brasil em Mato Grosso do Sul após ser destituída do cargo de vice-presidente estadual. Uma liminar já havia garantido o retorno de outros filiados à executiva.

A renúncia à ação acontece após o secretário-geral nacional do partido, ACM (Antônio Carlos Magalhães) Neto, convocar eleição que definirá o novo diretório neste sábado (29). No entanto, a senadora Soraya Thronicke discorda da eleição marcada.

Nas redes sociais, Soraya explicou que a convenção realizada no dia 4 de abril é considerada válida pelo (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). “Cumpriremos as decisões judiciais tal qual exaradas, para não cometermos crime de desobediência”, informa.

E alertou. “Quando há uma judicialização, os movimentos na esfera administrativa devem ser suspensos para se evitar tumulto processual”.

Nesta quarta-feira (26), o deputado estadual disse estar confuso com os pronunciamentos do partido. “Eu também não sei nem se vai ter eleição. Vou procurar me inteirar, porque o partido está rachado e está tudo muito confuso”, resumiu.

Ação contra o União Brasil

Na petição, os advogados de Rose, Newley Amarilla e Silmara Domingues Amarilla, alegavam que ela descobriu que também foi excluída do diretório após as ações dos correligionários. A inativação foi feita em 24 de janeiro de 2023, encerrando seu mandato em 31 de dezembro de 2022.

“O TRE/MS [Tribunal Regional Eleitoral] disponibilizou o recibo que demonstra que a autora da referida inativação foi a presidente do órgão provisório estadual, Soraya Vieira Thronicke, que declarou falsamente que os dados estavam corretos”, pontuaram.

A defesa pontuou que essa movimentação contraria o estatuto do partido. Citou ainda que Rose teria sido excluída por ter anunciado que pretendia se desfiliar do União Brasil, mas a ex-deputada acabou permanecendo.

Em nota, o União disse que “houve um pedido de desligamento voluntário de Rose Modesto através de nota pública no 2º turno das eleições [de 2022], portanto nos termos do artigo 12 do estatuto partidário em seu inciso IV, houve desligamento voluntário e as consequências estão previstas no parágrafo primeiro deste mesmo artigo que determina a perda do direito automaticamente de exercer qualquer cargo partidário para qual tenha sido nomeado”, diz o comunicado.

Impasse no União Brasil de MS

No início do mês, a 15ª Vara Cível de Campo Grande suspendeu eleição do diretório estadual do União Brasil e determinou a restituição do cargo de membros e diretores inativados e excluídos do partido.

Rose Modesto, ex-deputada federal e candidata ao governo em 2022, assim como o tesoureiro adjunto Anderson Pereira do Carmo, integram lista com outros 13 nomes excluídos desde julho do ano passado do diretório estadual. Até dezembro, Rose ocupava a primeira vice-presidência.

Na ação, protocolada pelo tesoureiro adjunto, as inativações foram atribuídas à presidente do partido e senadora Soraya Thronicke com a “intenção de manipular os resultados de tais pleitos objetivando a sua perpetuação no poder”. Comissões do partido em Três Lagoas e Dourados também questionaram tais medidas por meio judicial.

Dias depois, o diretório estadual questionou a decisão, mas acabou cumprindo. A executiva nacional do União Brasil determinou em ofício que o diretório estadual reintegrasse os 15 membros em 48 horas, e que também convoque nova convenção. Agora, a nova eleição está marcada para o dia 29.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Defesa Civil alerta para chuva intensa neste fim de semana

Motorista bêbado é preso após bater em carro estacionado

Inscrições para vagas de Jovem Aprendiz e exclusivas para PCDs encerram no domingo

Com 226 vagas e salário de R$ 3 mil, inscrições para processo seletivo encerram segunda em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

Com aumento de 54% nas vendas no Pix, comerciantes de MS enfrentam ‘crise do troco’

Justiça determina devolução de carro de estudante que matou corredora na MS-010 para futura indenização

Fundação de Cultura repassa R$ 6 milhões para Festival América do Sul

Confira 4 locais que oferecem ajuda gratuita para a declaração do imposto de renda em Campo Grande

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

Oscar terá nova categoria em 2028 para homenagear o trabalho dos dublês

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou uma novidade histórica para a centésima edição do Oscar, que será realizada em 2028

Cotidiano

Em MS, 180 mil contribuintes já declararam Imposto de Renda

Em 2025, os contribuintes têm até 30 de maio para declarar o Imposto de Renda

Política

Em meio à CPI, Câmara institui membros da Frente Parlamentar em Defesa da Tarifa Zero

Medida acontece em meio à condução da CPI do Consórcio Guaicurus na Casa de Leis e a insatisfação da população com o serviço

Polícia

Durante perseguição, criminoso atira contra PM e cai de telhado de casa em MS

Policiais usaram balas de borracha para conter o autor