Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS pede pena de prisão maior para vereador que ofendeu ex-governador

Tiago Vargas foi denunciado e condenado por injúria ao publicar vídeos atacando Reinaldo Azambuja
Adriel Mattos -
vereador tiago vargas
Vereador Tiago Vargas (Izaias Medeiros, CMCG)

O (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul) defendeu pena de maior ao vereador de , Tiago Vargas (PSD), denunciado por difamação e injúria pelo ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O parlamentar foi condenado a quatro meses de detenção em agosto de 2022.

A defesa de Vargas recorreu ao TJMS após a condenação na 3ª Vara Criminal. No entendimento da juíza Eucélia Moreira Cassal, o vereador não cometeu crime de difamação, mas de injúria ao publicar dois vídeos com ataques ao tucano, em julho de 2021.

Em manifestação apresentada no fim da tarde de quarta-feira (25), a procuradora de Justiça Esther Sousa de Oliveira concordou com os advogados do atual presidente estadual do PSDB que o parlamentar não teria imunidade no caso do vídeo publicado em 2 de julho de 2021 em que Vargas critica o então governador por realização de blitze de trânsito e o xinga de “canalha” e “corrupto”.

“Embora ainda se garanta ampla liberdade de expressão aos representantes do povo, por se tratar de prerrogativa essencial ao desempenho de suas funções, nos casos de abusos, pode-se concluir pela não incidência da cláusula de imunidade”, ponderou.

Esther prossegue apontando que a publicação do vereador em seus perfis nas não tinha objetivo informativo, mas sim de ofender diretamente Reinaldo. 

“Considerando que o apelado Tiago imputou ao apelante [Reinaldo Azambuja] fato ofensivo à sua reputação bem como ofendeu a sua integridade ou decoro, deve ser reformada a sentença e o apelado condenado pela prática dos delitos previstos nos artigos 139 e 140, ambos do CP [Código Penal]”, defendeu.

O artigo 139 prevê pena de três meses a um ano para quem difamar outra pessoa, manchando sua reputação. Já o artigo 140 impõe pena de um a seis meses a quem injuria outra pessoa, atingindo a dignidade e o decoro.

Além disso, a procuradora seguiu a opinião da defesa do ex-governador e pediu que a pena seja ampliada em um terço pelos crimes terem sido cometidos contra funcionário público e na presença de várias pessoas.

Procuradora não vê direito à imunidade e pede pena maior a vereador que ofendeu ex-governador

Esther reforçou que a tese da defesa do vereador da imunidade parlamentar não se sustenta, ao analisar a contestação. Para ela, os fatos nada têm a ver com suas atividades parlamentares.

“Logo, inexistindo nexo entre as ofensas e o desempenho das atividades, verifica-se que a conduta do apelado Tiago foi com a intenção de ofender a honra do apelante Reinaldo, devendo ser afastada a imunidade parlamentar”, pontuou.

A apelação tramita na 1ª Câmara Criminal, e está sendo relatada pela desembargadora Elisabete Anache. Não há prazo para o julgamento, já que o colegiado se reúne apenas na primeira e terceira quinta-feira de cada mês.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Em audiência de custódia, juiz converte prisão flagrante de agressor em prisão definitiva

Seleção brasileira feminina de vôlei bate Turquia e chega à sétima vitória na Liga das Nações

Oscar vai entregar prêmios honorários a Tom Cruise e Dolly Parton

Times de Campo Grande assumem liderança dos grupos do Estadual Sub-20

Notícias mais lidas agora

Malebolge: investigado acusa Gaeco de ‘pesca probatória’ e apreensão indevida de documentos

Há um ano, Banho de São João era marcado por fogo no Pantanal

Morre homem atingido por tiros em emboscada no Jardim Aeroporto

Leilão Detran-MS

De Spin a Crosser, leilão do Detran-MS tem mais de 120 veículos aptos à circulação

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Últimos dias para inscrição em seleção com 230 vagas para soldado auxiliar dos Bombeiros

Vagas são destinadas a candidatos que tenham ensino médio completo. A remuneração prevista é de R$ 3.815,88 mensais.

Esportes

Salzburg e Al-Hilal empatam sem gols e embolam Grupo H, que tem o Real como líder

Time europeu menos badalado no Mundial de Clubes, o austríaco Salzburg resistiu à pressão do milionário Al-Hilal, ex-time de Neymar e do técnico Jorge Jesus na Arábia Saudita

Polícia

Homem sofre extorsão por suposto desacordo em programa sexual e tem prejuízo de R$ 1.350

Pessoa que se identificou como membro de facção cobrou valores por um suposto encontro com garota de programa, que a vítima não teria comparecido, causando prejuízos

Emprego e Concurso

Funsat disponibiliza mais de 2 mil vagas de emprego em Campo Grande na segunda-feira

Entre as ocupações com maior demanda destacam-se: Repositor; Caixa; Auxiliar de Limpeza; Operador de Produção e outros