Pular para o conteúdo
Transparência

Conselheiro afastado do TCE-MS identifica nódulo, adia cirurgia e segue sem tornozeleira

Waldir Neves foi diagnosticado com câncer de próstata e retirou equipamento para passar por procedimento cirúrgico
Adriel Mattos, Renata Portela -
Waldir Neves
Conselheiro Waldir Neves foi afastado por ordem do STJ. (Foto: Divulgação/TCE-MS)

A defesa do conselheiro afastado do TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul), Waldir Neves, informou à 7ª Vara Criminal de Competência Especial de Campo Grande que foi identificado novo nódulo no pulmão, após um diagnóstico de câncer de próstata. Ele retirou a tornozeleira eletrônica para passar por cirurgia de retirada do primeiro nódulo.

Porém, o procedimento será adiado para fevereiro. Os advogados garantiram que Neves se reapresentará à Central de Monitoramento Eletrônico assim que tiver alta médica.

“Diante disso, e considerando que o Peticionário vem enfrentando certa dificuldade com seu convênio – relativa à liberação de alguns dos procedimentos médicos necessários -, desde já cumpre à defesa informar a este juízo, por lealdade processual, que a cirurgia inicialmente agendada para ocorrer no final de janeiro  possivelmente será reagendada para 08.02.2023”, escreveram José Roberto Figueiredo Santoro, Raquel Botelho Santoro, Fernanda de Carvalho Brasiel e Hudson Raphael Gomes da Silva.

Os advogados anexaram ao processo resultados de exames que comprovam o estado de saúde do conselheiro. Neves é investigado no âmbito da Operação Terceirização de Ouro, da PF (Polícia Federal).

O caso está no STJ (Superior Tribunal de Justiça), mas a medida cautelar de monitoramento eletrônico está sob responsabilidade da Justiça estadual.

Operação Terceirização de Ouro

Em 8 de dezembro, a PF (Polícia Federal) deflagrou a Operação Terceirização de Ouro, um desdobramento da Mineração de Ouro, realizada em junho de 2021. Com apoio da Receita Federal e CGU (Controladoria-Geral da União), foram cumpridos 30 mandados de busca e apreensão em Campo Grande e mais quatro cidades brasileiras. 

As investigações apontaram uso de pessoas jurídicas vinculadas à participação no certame para contratação de empresas com licitações fraudulentas. Assim, entre as estratégias utilizadas para vencer as licitações, estava a agilidade na tramitação do procedimento.

Além de exigência de qualificação técnica desnecessária ao cumprimento do objeto. Por fim, faziam contratação conjunta de serviços completamente distintos em um mesmo certame e apresentação de atestado de capacidade técnica falsificado.

Um dos contratos investigados, com a Dataeasy Consultoria e Informática, supera R$ 100 mil. A corte suspendeu os pagamentos à empresa após a operação. Iran, Chadid e Neves estão afastados por 180 dias.

Investigações da PF apontaram o conselheiro Waldir Neves cobrando propina de um empresário dono de uma fornecedora de café e água mineral para o TCE-MS. A corporação teve autorização para monitorar conversas de dois assessores de Neves, João Nercy Cunha Marques de Souza e William das Neves Barbosa Yoshimoto. A dupla era responsável por receber a propina.

Para a PF, o conselheiro “tinha ciência de que seus assessores cobravam e recebiam recursos de empresário que fornece insumos ao TCE-MS”. William Yoshimoto já tinha sido alvo da primeira fase da operação, a Mineração de Ouro.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

De volta à Sul-Americana após nove anos, Vitória busca empate diante do Universidad de Quito

Adolescentes são encontrados mortos já em estado de decomposição em MS

Grêmio joga mal, mas bate Sportivo Luqueño na estreia da Copa Sul-Americana

Mulher fica em estado gravíssimo ao sofrer golpes de faca na cabeça

Notícias mais lidas agora

Vereadores de cidade de MS ganham diária maior que dos ministros para 'turbinar' salários

seguro consórcio denúncia

Canal da CPI recebeu quase uma denúncia por hora sobre ônibus do Consórcio Guaicurus

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

São Paulo é pouco criativo, mas tem alívio com gol de Alisson em estreia na Libertadores

Últimas Notícias

Trânsito

Motorista perde controle de S-10 que bate em árvore e é lançado de veículo nas Cafezais

O motorista seguia com a S-10, sentido ao Bairro Los Angeles

Trânsito

VÍDEO: picape cai em cratera de rua no Parque do Sol

Moradores tiveram que ajudar o condutor, para retirar o veículo do local

Esportes

Botafogo mostra evolução, mas perde para o Universidad de Chile na estreia da Libertadores

Campeão brasileiro fica sem pontuar no Grupo A

Polícia

Dois são presos por furto de ferramentas em construção de creche

Responsável pela obra, ao chegar pela manhã no local para dar início aos trabalhos, constatou o furto