A Sejusp-MS (Secretaria de Estado de Justiça e de Mato Grosso do Sul) comprou R$ 1.342.876,90 da Condor S/A em agentes químicos para uso do da usar na execução de ações de controle de distúrbios civis. A publicação consta na edição desta quinta-feira (14) do Diário Oficial do Estado.

O Contrato N° 0063/2022/SEJUSP prevê a compra de agentes químicos (IMPO) de ação fumígena, explosiva, tiro direto e jato direto, para atender as necessidades do Batalhão de Choque. A fonte de recursos é do Tesouro, para compra de ‘explosivos e munições'.

O contrato terá vigência de 12 meses e foi assinado pelo secretário da Sejusp-MS Antônio Carlos Videira e Luiz Cristiano Vallim Monteiro.

Um dos compostos químicos mais usados pelas forças de segurança é o gás lacrimogêneo, que é um termo utilizado para os compostos químicos conhecidos como agentes lacrimejantes, que, entre diversos efeitos possíveis, podem causar a irritação dos olhos seguido de lacrimação. Por terem baixa toxicidade, são considerados armas não letais quando no combate e dispersão de manifestações.