Prefeito de MS é investigado por uso de máquina pública para autopromoção nas redes sociais

Chefe do executivo municipal nega alegações
| 15/06/2022
- 11:10
Prefeito estaria usando máquina para se promover, apura o MPMS
Prefeito estaria usando máquina para se promover, apura o MPMS. Foto: Divulgação

O MPMS (Ministério Público Estadual de Mato Grosso do Sul) instaurou inquérito civil para apurar o prefeito de Pedro Gomes, município distante 296 quilômetros de Campo Grande, por através do uso da máquina pública para autopromoção.

O edital de abertura do procedimento foi publicado no Diário Oficial do MPMS desta quarta-feira (15), assinado pelo promotor de Thiago Barile Galvão de França. Os fatos vieram à tona a partir do ofício oriundo do gabinete do vereador Jairo dos Santos.

Inicialmente o promotor instaurou uma notícia de fato, que acabou convertida em inquérito. As informações são de que publicações do prefeito William Luiz Fontoura no Instagram e Facebook visam, aparentemente, personalizar sua passagem na administração municipal.

O promotor pontuou que ao fixar tal "marca pessoal" aos atos de sua gestão o chefe do Executivo municipal configura, em tese, promoção pessoal, sem qualquer caráter educativo, informativo, ou educação social, em possível conduta de desrespeito à Constituição da República.

Por este motivo, foi aberta a investigação. “Apurar eventual prática de improbidade administrativa decorrente de promoção pessoal realizada pelo Prefeito Municipal de Pedro Gomes por meio de publicações veiculadas na internet pela municipalidade”, lê-se no edital.

O que diz o prefeito

O prefeito negou as alegações e disse que é, de certa forma, até contido nas redes sociais. Explicou ainda que apenas divulga os atos da prefeitura, inclusive aqueles em que participa. A Procuradoria Jurídica do município alegou que ainda não havia sido notificada formalmente pelo MPMS, mas que se houver algum problema, seguirá as recomendações e fará todos os ajustes de conduta que a promotoria considera necessário.

Veja também

Últimas notícias