Nova Ferroeste: Ibama abre discussão sobre impacto ambiental de ferrovia que liga MS ao Paraná

Haverá uma audiência pública em Dourados no dia 16

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
Nova Ferroeste vai ligar MS ao Paraná
Nova Ferroeste vai ligar MS ao Paraná. Foto: Divulgação

O Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) anunciou que vai realizar uma série de audiências em Mato Grosso do Sul e no Paraná, com o objetivo de colher informações sobre o empreendimento da Nova Ferroeste, ferrovia que vai potencializar a logística entre estes dois estados.

Conforme edital publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira (28), será aberta discussão com técnicos, autoridades e representantes da comunidade local para apresentar detalhes do projeto, sanar dúvidas e colher críticas, assim como sugestões, referentes ao relatório de impacto ambiental.

Em Mato Grosso do Sul, a audiência será realizada no próximo dia 16 de maio, a partir das 19 horas, no Sindicato Rural de Dourados, a 225 quilômetros de Campo Grande, localizado na Rua Valério Fabiano 100, Jardim Alhambra. As demais serão no Paraná, com datas e horários disponíveis neste link.

Em novembro do ano passado, a Seil (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística) do Governo do Estado do Paraná, responsável pela Nova Ferroeste, determinou a realização de um estudo de impacto ambiental.

Nova Ferroeste

A Nova Ferroeste deve destinar R$ 2,85 bilhões à construção de 76 quilômetros de ferrovia em Mato Grosso do Sul, conectando o município de Maracaju, a 160 quilômetros de Campo Grande, a Dourados. A partir de Maracaju, será possível chegar à cidade portuária de Paranaguá, no Paraná, aumentando a competitividade das commodities produzidas em território sul-mato-grossense.

O investimento será realizado no âmbito do Pro Trilhos, programa de autorizações ferroviárias do Governo Federal, conforme medida provisória publicada no dia 30 de agosto. O projeto de 1.285 quilômetros que vai beneficiar Mato Grosso do Sul prevê a revitalização e modernização do trecho existente e a ampliação do traçado, ligando Guarapuava a Paranaguá, no Litoral do Paraná, e Cascavel a Maracaju, no Mato Grosso do Sul. Também será construído um ramal ferroviário entre Cascavel e Foz do Iguaçu, favorecendo a produção do Oeste e dos países vizinhos.

Conteúdos relacionados

Vista aérea de Figueirão. Prefeitura encomendou reforma de 8 pontes de madeira (PMF, Divulgação)
cesta básica