Ministério da Saúde autoriza Cassems a fazer transplante de medula óssea em Campo Grande

Ministério definiu responsáveis para realização de transplante de medula óssea em Campo Grande

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar
transplante Fachada do Ministério da Saúde. Foto: © Marcello Casal JrAgência Brasil
Fachada do Ministério da Saúde. Foto: Marcello Casal Jr/ Agência Brasil

O Ministério da Saúde autorizou uma instituição de Campo Grande a realizar retirada e transplante de medula óssea autogênico. A Cassems da Capital está habilitada para realizar o procedimento.

A autorização foi formalizada por meio de portaria, publicada nesta sexta-feira (24) no DOU (Diário Oficial da União). Além do Ministério, foram considerados os pareceres favoráveis da SES (Secretaria de Estado de Saúde) e do CET (Central Estadual de Transplante).

Conforme a publicação, a responsável técnica das operações será a hematologista e hemoterapeuta Soraia Teixeira Romanini. Outro membro selecionado para os procedimentos é o hematologista e hemoterapeuta pediátrico, Renato Hideki Yamada.

Transplante de medula óssea

Segundo o Instituto Nacional de Câncer o “transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como as leucemias e os linfomas”. O procedimento consiste na substituição de uma medula óssea doente por células normais de medula óssea, para que a medula seja reconstituída e se torne saudável novamente.

Conteúdos relacionados

enfermagem enfermeiros