O número de obras paradas em Mato Grosso do Sul aumentou nos últimos dois anos. Das construções federais no Estado, maior parte das que não foram finalizadas é na área da Educação.

Assim, das 497 obras federais realizadas em MS, 146 estão paralisadas neste ano. O número representa 29,4% das obras, cerca de 3% a mais do que em 2020.

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Os dados utilizados pela reportagem Midiamax são do TCU (Tribunal de Contas da União). Maior parte das obras não finalizadas no Estado são da educação, sendo 48 empreendimentos paralisados.

Outras 20 obras paradas em MS são de infraestrutura e mobilidade urbana. O Tribunal aponta que 32 trabalhos não foram classificados por área.

Investimento das obras federais

Em 2022, MS teve R$ 2,21 bilhões de investimento em obras federais. O dobro do investimento registrado pelo Estado em 2020.

Contudo, as obras paradas custaram R$ 328,15 milhões de investimento federal já realizado. Segundo o TCU, a Caixa tem o maior registro de obras paralisadas, com R$ 129 milhões investidos.

Logo após, está o Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) com registro de R$ 47 milhões de investimento em obras paradas. No banco de dados do Simec (Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle), existem R$ 36 milhões em obras não finalizadas.

Causas das paralisações

A maioria das obras federais de MS paralisadas tem dificuldade técnica do tomador como justificativa. Conforme o levantamento, 30 empreendimentos não finalizados foram justificados por este motivo.

Outras 23 obras não tiveram a causa da paralisação informada. Assim, fato ou evento não previsto é a segunda justificativa mais registrada em obras paradas no Estado. São 22 construções federais com esta causa informada.

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Obras em andamento

As obras federais em andamento em Mato Grosso do Sul estão orçadas em R$ 473,1 milhões. No Estado, cinco projetos de investimento já iniciados devem terminar até 2024.

Assim, as obras vão de pavimentação de rodovia até ampliação de aeroporto em MS. Conforme o Ministério da Infraestrutura, o Estado possui cinco projetos ainda não finalizados.

Entre eles, a reforma e ampliação do Aeroporto de Dourados tem o menor prazo de entrega. A estimativa é de que a obra seja entregue em dezembro deste ano.

Conforme o Ministério, a pista de pouso e decolagem terá 300 metros de ampliação. O investimento é de R$ 73 milhões e é executado pelo Exército Brasileiro, com cerca de 90% dos serviços finalizados.

Obras federais de 2023 e 2024

Seguindo a ordem de previsão para conclusão, a travessia urbana de Dourados é a próxima da lista do Ministério. Com investimento de R$ 5,5 milhões, a obra pode ser finalizada no segundo semestre de 2023.

Já o anel viário de Três Lagoas tem previsão de término para 2024, no primeiro semestre. O investimento inicial é de R$ 149 milhões. As obras já estão em andamento.

O ministro da Infraestrutura, Marcelo Sampaio, disse que as obras vão desafogar as rodovias do Estado. “É um conjunto de obras que vai desafogar e vai trazer eficiência e competitividade para o setor do agro, da indústria, da celulose, aqui no Mato Grosso do Sul”, destacou.

Além do anel, em 2024 deve ser entregue a pavimentação da BR-419/MS. A previsão de término do lote quatro é para o segundo semestre do ano.

Então, com o reajuste do lote, o investimento é de aproximadamente R$ 186,6 milhões. O lote 1 foi concluído em agosto deste ano. Contudo, os lotes 2 e 3 ainda estão em fase de contratação.