Denunciado por massagear adolescente durante consulta, médico tem registro suspenso em MS
Médico pedia para adolescentes entrarem desacompanhadas, segundo registro policial, e solicitava que elas retirassem a blusa
Evelin Cáceres, Thatiana Melo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O médico Elder Rocha Lemos (CRM/MS 3151 e CRM/MT 9910) teve o registro suspenso por 30 dias após ser punido pelo CRM-MS (Conselho Regional de Medicina de Mato Grosso do Sul). O médico teria violado os artigos 38, 40 e 87 do Código de Ética Médica, desrespeitando o pudor de pacientes. A publicação foi divulgada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (1º).
Elder tem passagem pela polícia por estupro. De acordo com boletim de ocorrência, o médico teria realizado atendimentos de adolescentes sempre solicitando que elas entrassem desacompanhadas. Em 2017, uma delas relatou à assistentes sociais que apresentava vômitos, quando foi atendida.
O médico teria solicitado que ela tirasse a blusa e apalpou seus seios. Ele pediu para que ela retornasse no dia seguinte sem o namorado, quando a massageou e a convidou para viajar com ele. O caso está registrado como estupro, já que a menina tinha 14 anos na época.
Médico denunciado
A denúncia do CRM é decorrente do processo ético-profissional nº 34/2018. Agora, Elder está impedido de exercer a medicina pelo prazo de 30 dias, no período 12.09.2022 a 11.10.2022, por conta de violação do atual Código de Ética Médica.
De acordo com a decisão, Elder teria ‘desrespeitado o pudor de qualquer pessoa sob seus cuidados profissionais’, ‘aproveitado-se de situações decorrentes da relação médico-paciente para obter vantagem física, emocional, financeira ou de qualquer outra natureza’ e ‘deixado de elaborar prontuário legível para cada paciente’.
A decisão não informa se há relação direta entre o caso de estupro no atendimento registrado pela Polícia Civil em 2017 e o processo, instaurado em 2018. O Jornal Midiamax entrou em contato com o médico para que ele pudesse se pronunciar sobre o caso, mas as ligações não foram atendidas. O espaço segue aberto para manifestação.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Com feira de adoção e desfile de pets, ação em shopping de Campo Grande reforça combate ao abandono animal
Evento foi realizado no shopping Bosque dos Ipês, na tarde deste sábado (14)
Grupo especializado em roubo de camionetes é ligado a facção e usava codificador de chaves
Investigações mostram que ordens de furtos vinham de presídio de Mato Grosso
Lula segue internado e fará exames de sangue, diz boletim médico
Alta está prevista para a próxima semana
Banco Central leiloará US$ 3 bilhões na 2ªfeira para segurar o dólar
Dinheiro das reservas será vendido com compromisso de recompra
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.