Pular para o conteúdo
Transparência

Congresso derruba vetos e Governo pode compensar estados pela redução do ICMS da gasolina

Itens do veto ao ICMS e de outros dois vetos ainda devem ser votados
Dândara Genelhú -
vetos
Palácio do Congresso Nacional na Esplanada dos Ministérios em Brasília (Foto: Agência Brasil)

Nesta quinta-feira (14), o derrubou três itens do veto ao de Lei Complementar nº 18/22, que dispõe sobre o teto de ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) para combustíveis. Assim, o Governo Federal deverá compensar os estados pela perda de arrecadação com a redução do imposto.

Outros três itens do veto nº 36/22 devem ser votados em outra sessão, já que sofreram adiamento. Estes são referentes ao uso do repasse da compensação para manter as aplicações mínimas em Saúde e Educação.

O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja (PSDB), reduziu a alíquota do ICMS, porém destacou as perdas que o Estado deve registrar. “Significa uma perda de julho a dezembro de R$ 692 milhões, os municípios deixam de arrecadar R$ 173 milhões“, afirmou.

Vetos derrubados

Os deputados e senadores também derrubaram outros dois vetos. No veto nº9/22, que diz respeito ao marco regulatório da micro e minigeração de energia elétrica, dois itens foram rejeitados pelo Congresso.

Assim, ao nº 5829/19, voltaram a ser consideradas as unidades flutuantes de captação de energia fotovoltaica e a permissão para projetos de minigeração distribuída receberem recursos por meio do Reidi (Regime Especial de Incentivos para o Desenvolvimento da Infraestrutura).

O veto ao Projeto de Lei nº 7.535/1 também foi derrubado. Assim, serão retomados os incentivos fiscais para financiamento de projetos no setor de reciclagem.

Por fim, o Congresso também deixou para outra sessão a votação dos vetos ao Projeto de Lei nº 3.754/21, que autoriza a concessão de autorização para exploração das ferrovias. E ao Projeto de Lei 2462/91, que revoga a Lei de Segurança Nacional e fixa os crimes contra o Estado democrático de Direito, como por exemplo a disseminação fake news.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime