Pular para o conteúdo
Transparência

Com último repasse em 2020, MS segue sem inadimplências em contratos com o Tesouro Nacional

Em 2020, Tesouro Nacional repassou o valor de R$ 25,6 milhões para pagamento de contratos em atraso
Arquivo -
Reprodução
Reprodução

Fechando as contas em superávit, segue sem inadimplências e atrasos em pagamentos de contratos desde 2020. De acordo com relatório publicado pelo Tesouro Nacional, o último repasse para pagamento de garantias honradas pelo Estado foi no primeiro ano da pandemia — um total de R$ 25,6 milhões de ajuda dos cofres públicos, durante os 12 meses. 

As informações foram divulgadas no Painel de Garantias Honradas, atualizadas pelo Tesouro Nacional nesta semana. Mato Grosso do Sul vem seguindo sem atrasos e dívidas em contratos públicos desde 2016, porém somente em 2020 precisou recorrer ao auxílio do para cumprir com pagamentos honrados. Vale ressaltar que o ano citado corresponde ao início da pandemia de covid e houve uma queda na arrecadação estadual.

Em 2021, a recuperação econômica começou a subir e não foi necessário o pagamento excedido dos cofres federais para inadimplências do Governo do MS. Porém, a realidade não é a mesma para o , Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Norte e Amapá, que seguem no ranking dos estados que mais têm necessitado do repasse público. 

Expoente 

Em matérias anteriores divulgadas pelo Jornal Midiamax, o titular da Sefaz-MS (Secretaria de Estado de Fazenda), Felipe Matos, afirmou que o tesouro estadual, mesmo fechando alguns anos abaixo da meta esperada, tem conseguido manter as contas tributárias em superávit.

As ações levam em consideração as arrecadações de IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor), ITCD (Imposto de Transmissão Causa mortis e Doação), IRRF (Imposto de Renda Retido na Fonte), (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), FPE (Fundo de Participação dos Estados), taxas, entre outros, que auxiliam no fomento da receita.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina