A SES (Secretaria de Estado de Saúde) acertou a compra de 30 mil ampolas de besilato de atracúrio, medicamento relaxante muscular usado para facilitar o processo de intubação de pacientes. A aquisição, sem licitação, vai custar R$ 735 mil à Funsau (Fundação Serviços de Saúde de ).

Segundo resultado, a compra foi acertada com a Cristália Produtos Químicos Farmacêuticos LTDA. O medicamento foi encomendado para atender o HRMS ( de Mato Grosso do Sul), referência para casos de covid-19 em .

A Funsau ratificou a dispensa de licitação para compra do fármaco usado para intubação em despacho, publicado hoje (22) no . Falta ainda a publicação do contrato com a Cristália.

Mato Grosso do Sul, bem como outros estados, já encaram escassez de medicamentos usados para intubação de pacientes críticos da covid-19. Na semana passada, o secretário Geraldo Resende chegou a dizer que os estoques podem acabar em 15 dias.

Apesar dos esforços para ampliação de leitos, Mato Grosso do Sul chegou hoje a 106,11% de superlotação nas UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) para pacientes da covid-19. Além disso, 160 pessoas em estado grave aguardam a liberação de vagas.