Pular para o conteúdo
Transparência

Relator não vai e Corte Especial adia pela 6ª vez recurso em ação por corrupção contra Reinaldo

Com ausência do relator e começo do recesso no STJ, recurso deve ficar para agosto
Arquivo -

A Corte Especial do STJ (Superior Tribunal de Justiça) adiou, pela sexta vez, o julgamento do recurso contra o desmembramento da Ação Penal 980, que implica o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) em corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Agora, a peça deve ser analisada em agosto, uma vez que os ministros entram em recesso forense.

Em sessão rápida e de balanço dos trabalhos do STJ nesta quinta-feira (1º), o ministro Humberto Martins, que conduziu os trabalhos, disse que o ministro Félix Fischer não participaria da sessão – ele é o relator do recurso sobre a ação envolvendo Azambuja. “Todos os processos do ministro Félix Fischer, inclusive ação penal, estão adiados, uma vez que o ministro comunicou que não viria à seção. Portanto, eles ficam para o mês de agosto, se Deus quiser”.

O colegiado vem adiando a análise do agravo regimental do MPF (Ministério Público Federal) há quase três meses. Isto porque o relator do recurso, ministro Félix Fischer, esteve ausente das sessões – mesma situação de hoje. No início do mês, o decano teve aprovada uma licença médica válida até segunda-feira (28) – antes disso, o agravo já tinha sido pautado para votação nesta quinta-feira (1º). 

O recurso do MPF contra a cisão da Ação Penal 980 tenta manter sob a alçada do STJ todo o núcleo-duro do suposto esquema de corrupção comandado por Reinaldo Azambuja no Executivo estadual.

A sentença contestada é de 11 de fevereiro, quando o ministro Félix Fischer determinou que os outros 23 denunciados sejam julgados pelo TJMS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul). Na justificativa do magistrado, para acelerar processo e julgamento do governador de Mato Grosso do Sul.

O agravo regimental do MPF pede que ao menos o segundo escalão do grupo supostamente chefiado por Reinaldo permaneça sob a responsabilidade do STJ. O núcleo é tido como responsável pelas tratativas para levar o esquema adiante e pela operacionalização do recebimento da propina.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Gripe aviária não deve impactar preço da carne de frango, diz ministro

Justiça Federal faz atendimento no Assentamento Mutum em MS

Clubes exigem que CBF mude processo eleitoral e se comprometa com a criação de liga

Bebê com crise respiratória é transferido em aeronave de Miranda a Três Lagoas

Notícias mais lidas agora

Consórcio Guaicurus pede multa milionária ao município por ‘atraso’ no reajuste da tarifa

br 163 duplicações rodovia quilômetro

Com 18 acidentes por km nos últimos 11 anos em MS, trecho da BR-163 vai a leilão na quinta

superlotação janine cpi

Ex-prestador de serviços do Consórcio Guaicurus, Janine nega superlotação de ônibus

Presidente da Câmara defende participação de bancos no debate da isenção do IR

Últimas Notícias

Esportes

Marta é apontada como a melhor jogadora de futebol da história; veja ranking

A atacante brasileira Marta foi eleita, nesta segunda-feira, a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A entidade divulgou o Top 10 da modalidade. Aos 39 anos, Marta segue em atividade no Orlando Pride, dos Estados Unidos. A alagoana é a maior vencedora do prêmio … Continued

Cotidiano

Familiares procuram por idoso que desapareceu na região da Júlio de Castilho

O idoso sofre de Alzheimer

Sem Categoria

BR Feminino: Palmeiras e Inter fecham 11ª rodada com empate

Na noite desta segunda-feira (19) no Sesc Campestre, em Porto Alegre

Cotidiano

Curso gratuito de assistente administrativa abre nova turma no Jardim Canguru

Capacitação tem jornada de doze módulos