Pular para o conteúdo
Transparência

Procuradores de todo o País alertam para efeito criminal ao furar fila da vacina

Procuradores de Justiça de todo o País emitiram nota pública alertando para as consequências cíveis, administrativas e criminais de furar a fila na vacinação contra o coronavírus. O documento foi assinado pelo CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União), durante encontro na quinta-feira (26). Com casos de políticos passando à frente de […]
Arquivo -

Procuradores de Justiça de todo o País emitiram nota pública alertando para as consequências cíveis, administrativas e criminais de furar a fila na vacinação contra o . O documento foi assinado pelo CNPG (Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais dos Estados e da União), durante encontro na quinta-feira (26).

Com casos de políticos passando à frente de grupos prioritários em todo o País, o conselho destacou que procedimentos de estão sendo abertos em vários municípios. Com isso, o MP (Ministério Público) pretende fiscalizar de perto a utilização das doses, assim como toda a operacionalização para o cumprimento do Plano Nacional de Imunização, definido pelo .

Em Mato Grosso do Sul, já teve início a primeira investigação oficial contra a conduta, após o prefeito de Nioaque, Valdir Júnior, do PSDB, ser imunizado sob a justificativa de incentivar a população indígena. Também causou polêmica a imunização de gerente de saúde de Sonora, que aos 25 anos e sem comorbidade relatada, postou foto sendo imunizada entre os primeiros de seu municípios. Questionada, ela disse ser enfermeira por formação e que estava atuando em barreiras sanitárias e outras ações.

Com doses insuficientes até para os grupos prioritários, nesta primeira etapa de vacinação foram definidos como público-alvo: idosos em situação de acolhimento, indígenas aldeados e profissionais de saúde que estejam atuando na linha de frente contra a Covid. Confira na íntegra a nota de repúdio emitida pelo CNPG sobre quem mesmo não pertencendo a esses grupos e tem feito uso da vacina:

NOTA PÚBLICA
O CONSELHO NACIONAL DOS PROCURADORES-GERAIS DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DOS ESTADOS E DA UNIÃO – CNPG manifesta a sua veemente reprovação em face dos numerosos episódios de violação das ordens de prioridade para a aplicação das vacinas contra a COVID-19 estabelecidas pelas autoridades sanitárias, que têm sido noticiados pelos órgãos de comunicação durante os últimos dias. As condutas de quem burla a fila de prioridade para receber a vacina e de quem presta auxílio para que isso aconteça, além de serem moralmente reprováveis, têm graves repercussões criminais, civis e administrativas.
Por essa razão, os membros do Ministério Público estão fiscalizando de perto a elaboração e a execução dos planos de imunização em todo o País, para garantir que as vacinas sejam destinadas, com absoluta prioridade, aos profissionais de saúde que estão na linha de frente do combate à pandemia e aos idosos, portadores de comorbidades e outros grupos mais vulneráveis e suscetíveis ao agravamento da doença, promovendo as responsabilidades daqueles que tenham cometido os desvios. 
CONSELHO NACIONAL DOS PROCURADORES-GERAIS DOS MINISTÉRIOS PÚBLICOS DOS ESTADOS E DA UNIÃO

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem é socorrido em estado gravíssimo ao ser esfaqueado na costela em Campo Grande

jonir

‘Artista ímpar’, descreve Fundação da Cultura de MS após morte de Jonir

Trio que estava desaparecido é encontrado morto com sinais de execução no Paraguai

Prefeitura de Paranaíba ampliou compra de materiais didáticos da Posigraf. (PMP, Divulgação)

Audiência pública vai discutir plano de aplicação dos recursos da Aldir Blanc

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

Enquanto Trump reclama, campo-grandense faz até anúncio atrás de Pix

Últimas Notícias

Esportes

Em casa, Operário se despede da Série D com derrota contra o Cianorte

Operário entrou em campo já sem chances de classificação, e acabou perdendo de 2 a 0

Política

‘Perda imensa’: políticos lamentam morte de artista Jonir Figueiredo

Natural de Corumbá, Jonir marcou a cultura de MS com obras que retrataram desde o orgulho do coração sul-mato-grossense à dor do solo pantaneiro

Esportes

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Brasileiro chega a parte final da qualificação pela segunda vez

Cotidiano

Jonir partiu ‘tranquilo’: artista estava feliz e planejava mudança para novo ateliê

Artista será velado em Campo Grande neste domingo, a partir das 10h