O expediente nas repartições públicas da Prefeitura de Campo Grande voltará a ser em horário normal (dia todo) a partir de 2 de agosto. É o que traz decreto divulgado no (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (28). A atual norma sobre o assunto estabelece funcionamento das 7h30 às 13h30 – regra que vale até sábado (31).

De acordo com o documento, segue a obrigatoriedade de retomada ao trabalho presencial por parte de servidores que já se vacinaram contra a Covid-19, 15 dias após a 2ª dose, com apresentação do comprovante. Os que recusaram a imunização quando chegou a vez terão de retomar atividades de trabalho nos locais nos quais são lotados. Estas determinações foram adotadas pela primeira vez em maio e estendido em junho.

Quem não quis tomar a vacina terá de fazer uma declaração de próprio punho, que servirá como termo de responsabilidade, e deverá ser entregue à chefia imediata. Tanto quem se recusou quanto os que já tomaram a 2ª dose, que eventualmente não retornarem ao trabalho presencial no prazo estipulado, terão os dias computados como faltas injustificadas e poderão incorrer em abandono de cargo.

Quem continua no teletrabalho

De acordo com o decreto, seguem em regime de home office os servidores que tenham doenças cardiovasculares ou pulmonares; imunodeficiência de qualquer espécie; transplantados; maiores de 60 anos; gestantes; lactantes até o sexto mês após o parto; que apresentem sintomas de coronavírus. O benefício não abrange servidores que convivem com quem faz parte do grupo de risco.

Quatro recusas

No começo do mês, o secretário de Gestão, Agenor Mattiello, disse que 568 funcionários tinham voltado ao trabalho presencial já com a 2ª dose da vacina, enquanto quatro pessoas – cuja vez na fila de prioridade de imunização já tinha chegado – se recusaram a tomar a vacina e assinaram termo de responsabilidade para voltarem às repartições. Ainda, 1271 aguardavam completar a vacinação ou a vez na fila de prioridade da vacinação contra Covid-19.