Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS investiga Plano de Vacinação contra a Covid-19 em mais 2 municípios de MS

Cidades devem informar ações contra os ‘fura-filas’ da vacinação contra o coronavírus; Dourados criou sistema de transparência.
Arquivo -

O (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu novo procedimento administrativo visando a verificar como prefeituras do Estado estão implementando ações para imunização da população contra o novo . Desta vez, a 10ª Promotoria de Justiça de fará as ações no próprio município e em Laguna Carapã.

O edital é assinado pela promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, e segue orientação do próprio MPMS para verificar como a imunização contra a Covid-19 caminha no Estado, diante de notícias acerca de autoridades e outras pessoas que estão “furando a fila” da imunização. Em Dourados, a prefeitura já instituiu um sistema de transparência da vacinação (leia mais abaixo).

Em Bataguassu e Cassilândia, o MPMS já tem inquéritos abertos para evitar irregularidade na destinação das doses –as prefeituras deverão prestar informações às Promotorias locais. Já em , denúncia de que o prefeito Valdir Junior (PSDB), de 37 anos, foi imunizado durante esforço de vacinação na Aldeia Brejão já está sob apuração.

A apuração contra Valdir Junior é a primeira que se tem notícia a ser instaurada pelo MPMS a partir da notificação de que alguém que não integra os grupos prioritários de imunização contra a Covid-19 –população indígena, profissionais de Saúde na linha de frente do enfrentamento, e idosos e portadores de deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Odontólogo, o prefeito alegou ter se vacinado para “incentivar” a população da aldeia a fazer o mesmo. Além disso, afirma que integrou a força-tarefa contra a Covid-19.

Em situação semelhante, a gestora de Saúde de Sonora, Indianara Dantas, 25, postou foto também sendo imunizada. Ao Jornal Midiamax, ela afirmou ser enfermeira, com pós-graduação na área de Trabalho, e que atuou em barreiras sanitárias e outras ações contra o coronavírus no município.

Em Dourados, prefeito criou sistema de transparência para divulgar vacinação

O prefeito Alan Guedes (Progressistas), de Dourados, assinou decreto criando um sistema de transparência para a ção contra a Covid-19 na cidade. A intenção é franquear dados da campanha de vacinação aos moradores, como atendimento de cobertura vacinal aos grupos prioritários.

A divulgação abrange o primeiro nome do imunizado e iniciais dos sobrenomes, para resguardar a intimidade, mas sem prejudicar a planilha de dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“É dever dos órgãos, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde, independente de requerimento, fornecer, semanalmente, à Assessoria de Comunicação do Município de Dourados, planilha, conforme modelo contido no anexo, com todas os nomes das pessoas vacinadas no município, a fim de serem divulgados na página oficial da Prefeitura na Internet”, destaca o texto. A planilha também prevê informações como idade e o grupo prioritário do qual a pessoa faz parte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Busto de José Antônio foi parar na OLX? ‘Anúncio’ por R$ 250 vira piada na cidade: ‘aceita cartão?’

AO VIVO: Ministro Fux retoma leitura de voto após pausa para almoço

“Um grande Refis”: com um voto contrário, deputados aprovam projeto do programa Recupera-MS

CCJR é contra projeto de lei para instalar placas de sinalização com indicação do Parque dos Poderes

Notícias mais lidas agora

Policial do Choque preso em operação é transferido por ‘inconveniência’ após ação em Terenos

‘Vaga Zero’: Saúde de Selvíria é alvo de operação por contratar empresa que nem existe

Fux diz que STF é incompetente para julgar golpe e vota para anular ação

Construção Civil representa mais da metade da geração de empregos na Indústria de MS

Últimas Notícias

MidiaMAIS

Morreu furada ou aguentou? Vídeo mostra destino de sucuri que comeu tucano pelo bico em MS

Ela sobreviveu? Após uma sucuri-verde comer um tucano inteirinho no Rio Formoso, em Bonito (MS), visitantes e turistas que viram a cena com os próprios olhos em um EcoPark da cidade ficaram curiosos para saber se o animal resistiria ou terminaria perfurado pelo longo bico alaranjado da ave. E, para a surpresa de muitos, a … Continued

Brasil

Advogados de réus acusados de tentativa de golpe avaliam que voto de Fux ‘lava a alma’

Ministro Luiz Fux foi o único a divergir durante o julgamento

Transparência

Mesmo com parecer contrário do TCE-MS, Câmara aprova contas de 2021 do prefeito de Terenos

Corte viu várias inconsistências no balanço financeiro do primeiro ano de mandato do tucano

Política

Áudio enviado a vereador de MS tido como ‘perseguição política’ vira caso de polícia

Episódio ocorreu na Câmara Municipal de Nova Alvorada do Sul; vereador seria oposição ao prefeito da cidade