Pular para o conteúdo
Transparência

MPMS investiga Plano de Vacinação contra a Covid-19 em mais 2 municípios de MS

Cidades devem informar ações contra os ‘fura-filas’ da vacinação contra o coronavírus; Dourados criou sistema de transparência.
Arquivo -

O (Ministério Público de Mato Grosso do Sul) abriu novo procedimento administrativo visando a verificar como prefeituras do Estado estão implementando ações para imunização da população contra o novo . Desta vez, a 10ª Promotoria de Justiça de Dourados fará as ações no próprio município e em Laguna Carapã.

O edital é assinado pela promotora Rosalina Cruz Cavagnolli, e segue orientação do próprio MPMS para verificar como a imunização contra a Covid-19 caminha no Estado, diante de notícias acerca de autoridades e outras pessoas que estão “furando a fila” da imunização. Em Dourados, a prefeitura já instituiu um sistema de transparência da vacinação (leia mais abaixo).

Em e , o MPMS já tem inquéritos abertos para evitar irregularidade na destinação das doses –as prefeituras deverão prestar informações às Promotorias locais. Já em Nioaque, denúncia de que o prefeito Valdir Junior (PSDB), de 37 anos, foi imunizado durante esforço de vacinação na Aldeia Brejão já está sob apuração.

A apuração contra Valdir Junior é a primeira que se tem notícia a ser instaurada pelo MPMS a partir da notificação de que alguém que não integra os grupos prioritários de imunização contra a Covid-19 –população indígena, profissionais de Saúde na linha de frente do enfrentamento, e idosos e portadores de deficiência que vivem em instituições de longa permanência.

Odontólogo, o prefeito alegou ter se vacinado para “incentivar” a população da aldeia a fazer o mesmo. Além disso, afirma que integrou a força-tarefa contra a Covid-19.

Em situação semelhante, a gestora de Saúde de Sonora, Indianara Dantas, 25, postou foto também sendo imunizada. Ao Jornal Midiamax, ela afirmou ser enfermeira, com pós-graduação na área de Trabalho, e que atuou em barreiras sanitárias e outras ações contra o coronavírus no município.

Em Dourados, prefeito criou sistema de transparência para divulgar vacinação

O prefeito Alan Guedes (Progressistas), de Dourados, assinou decreto criando um sistema de transparência para a ção contra a Covid-19 na cidade. A intenção é franquear dados da campanha de vacinação aos moradores, como atendimento de cobertura vacinal aos grupos prioritários.

A divulgação abrange o primeiro nome do imunizado e iniciais dos sobrenomes, para resguardar a intimidade, mas sem prejudicar a planilha de dados da Secretaria Municipal de Saúde.

“É dever dos órgãos, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde, independente de requerimento, fornecer, semanalmente, à Assessoria de Comunicação do Município de Dourados, planilha, conforme modelo contido no anexo, com todas os nomes das pessoas vacinadas no município, a fim de serem divulgados na página oficial da Prefeitura na Internet”, destaca o texto. A planilha também prevê informações como idade e o grupo prioritário do qual a pessoa faz parte.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
bebê licença

Aumento da licença-paternidade será tema no Congresso após recesso

temperaturas

‘Combo climático’ começa a influenciar tempo em MS neste domingo e deve trazer chuvas

frigorífico

Funcionários de frigorífico na fronteira passam mal após possível vazamento de amônia

volei

Brasil vira sobre o Japão e alcança final da Liga das Nações de vôlei

Notícias mais lidas agora

Maracaju diz que indústria chinesa ‘abandonou’ crédito de R$ 1,4 milhão em ISSQN

Morre militar reformado atropelado em ciclovia na Avenida Duque de Caxias

‘Fruta do momento’: sítio na Capital produz morango há mais de 2 anos em cultivo orgânico

f1

F1: Norris faz pole no GP da Bélgica e Bortoleto larga em 10º

Últimas Notícias

Esportes

Palmeiras bate Grêmio com gol relâmpago, vence 3ª seguida no Brasileirão e cola no Cruzeiro

Grêmio reagiu em alguns momentos da partida, mas nunca à altura do time palmeirense

Trânsito

Ultrapassagem teria causado colisão que deixou motorista em estado grave na BR-163

Um terceiro motorista teria tentado ultrapassar em faixa contínua e causado o acidente

Cotidiano

Fiscalização não encontra vestígio de vazamento de amônia em frigorífico

Nove funcionários teriam passado mal após suposto vazamentos

Esportes

Fortaleza vence Red Bull Bragantino e dá passo importante na luta contra o rebaixamento

Vitória representou uma reabilitação fundamental para o Fortaleza