Política / Transparência

Decreto de Alan Guedes cria sistema de transparência para vacinação contra coronavírus em Dourados

Em decreto assinado pelo prefeito Alan Guedes e publicado no Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Dourados cria um sistema de transparência para os procedimentos da vacinação contra a Covid-19 que estão sendo executados na cidade, que fazem parte do primeiro lote de doses recebidas. Com essa medida, a população de Dourados passa a […]

Marcos Morandi Publicado em 22/01/2021, às 10h09 - Atualizado em 23/01/2021, às 09h22

Morador da Japiru foi o primeiro indígena a ser vacinado.(Foto: Marcos Morandi)
Morador da Japiru foi o primeiro indígena a ser vacinado.(Foto: Marcos Morandi) - Morador da Japiru foi o primeiro indígena a ser vacinado.(Foto: Marcos Morandi)

Em decreto assinado pelo prefeito Alan Guedes e publicado no Diário Oficial do Município, a Prefeitura de Dourados cria um sistema de transparência para os procedimentos da vacinação contra a Covid-19 que estão sendo executados na cidade, que fazem parte do primeiro lote de doses recebidas.

Com essa medida, a população de Dourados passa a ter acesso aos dados da Campanha de Vacinação contra o coronavírus, como atendimento de cobertura vacinal aos grupos prioritários estabelecidos pela Secretaria Estadual de Saúde e Ministério da Saúde, sejam de conhecimento público, podendo ser acessados por qualquer pessoa.

Segundo o documento “é dever dos órgãos, especialmente da Secretaria Municipal de Saúde, independente de requerimento, fornecer, semanalmente, à Assessoria de Comunicação do Município de Dourados, planilha, conforme modelo contido no anexo, com todas os nomes das pessoas vacinadas no município, a fim de serem divulgados na página oficial da Prefeitura na Internet”. Além do nome do vacinado, a planilha também prevê informações como idade e o grupo prioritário do qual a pessoa faz parte.

O decreto prevê a divulgação contendo apenas o primeiro nome do cidadão vacinado, acompanhado das iniciais dos demais sobrenomes, a fim de resguardar a intimidade das pessoas, sem prejuízo da manutenção da planilha contendo os dados completos nos arquivos da Secretaria Municipal de Saúde, para caso estes sejam requisitados por órgãos de controle em geral.

No lançamento da Campanha de Vacinação em Dourados na última terça-feira (19), o prefeito, Alan Guedes, destacou que o município vai cumprir fielmente todas as recomendações técnicas do Ministério da Saúde e Secretaria de Estado de Saúde para contemplar com a vacina as pessoas que realmente estão especificadas como prioritários no Plano Nacional de Imunização.

“Estamos lidando com saúde e, nesse momento, temos que cuidar para que todos os protocolos sejam seguidos à risca, principalmente porque o trabalho está apenas começando. Por isso, a transparência é essencial para que possamos garantir que todos recebam as doses da vacina”, disse o prefeito Alan Guedes.

Doses

Segundo o secretário municipal de Saúde, Frederico de Oliveira Weissinger, na tarde desta quarta-feira (20) o município repassou à Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) as primeiras duas mil doses para que o trabalho de imunização comece nas aldeias de Dourados.

A previsão, nessa primeira fase, é que em Dourados sejam vacinadas 14.894 pessoas, considerando que o município recebeu 29.788 doses e o plano prevê duas doses para cada pessoa num intervalo de 28 dias.

Jornal Midiamax