MPMS dá dez dias para que Corumbá exonere comissionados de funções ‘meramente burocráticas’
O MPMS (Ministério Público Estadual) concedeu prazo de dez dias para que o prefeito de Corumbá, Marcelo Aguillar Iunes, proceda com a imediata exoneração de todos os servidores nomeados para cargos comissionados que exerçam atribuições meramente técnicas, burocráticas, operacionais ou ordinárias e que, portanto, não desempenhem atividade de assessoramento, chefia ou direção. A r…
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
O MPMS (Ministério Público Estadual) concedeu prazo de dez dias para que o prefeito de Corumbá, Marcelo Aguillar Iunes, proceda com a imediata exoneração de todos os servidores nomeados para cargos comissionados que exerçam atribuições meramente técnicas, burocráticas, operacionais ou ordinárias e que, portanto, não desempenhem atividade de assessoramento, chefia ou direção.
A recomendação, que integra o inquérito civil 06.2020.00000665-7, aponta que nomeações que foram alvo da recomendação estariam “em total desconformidade com o disposto no artigo 37, inciso V, da Constituição Federal e artigo 11, inciso V, da Lei Orgânica do Município de Corumbá. O documento é assinado pelo promotor de Justiça Luciano Bordignon Conte, da 5ª Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público e Social de Corumbá, consta na edição desta quarta-feira (31) do DOMP (Diário Oficial do MPMS).
O MPMS também recomenda Iunes a abster-se, a partir de agora, a realizar novas nomeações para cargos em provimento de comissão para o desempenho de atribuições diversas de assessoramento, de chefia ou de direção, estabelecidas no artigo 37, inciso V, da Constituição Federal e artigo 11, inciso V, da Lei Orgânica do Município de Corumbá.
A recomendação considera apurações do inquérito civil que chegou ao nome de um servidor, de iniciais J. L. B. V., que teria sido nomeada para o cargo em provimento em comissão de Assessor Governamental no
Município de Corumbá, mas que desempenharia efetivamente atividade administrativa de Recepcionista no
CRAS I. Para o promotor, “o exercício de atividade burocrática, de mera execução, não se amolda às funções de
chefia, direção ou assessoramento, de modo que o exercício de tais atribuições diversas daquelas previstas para o cargo do qual é titular acarreta violação aos princípios da legalidade, da moralidade e da impessoalidade”.
Desta forma, concedeu-se prazo de dez dias para que sejam adotadas as providências cabíveis e comunicadas a esta Promotoria de Justiça. “Adverte-se que, em caso de não cumprimento da Recomendação, poderão ser adotadas as medidas judiciais cabíveis para correção da irregularidade e responsabilização dos agentes públicos”.
Nomeações polêmicas
Não é a primeira vez que Marcelo Iunes é alvo do MPMS em função de nomeações polêmicas. Durante seu mandato anterior, a nomeação do cunhado do prefeito, Jefferson Teles Moreira, que ocupava cargo de assessor especial na Prefeitura, também foi alvo de recomendação, em 2019.
Posteriormente, o MPMS denunciou Iunes em ação civil de improbidade administrativa com pedido de tutela antecipada de urgência por prática de nepotismo. Além do prefeito Marcelo Iunes, a denúncia também implica Marcelle Andrade Teixeira, Eduardo Aguilar Iunes (irmão de Marcelo), Eduardo Alencar Batista e o município de Corumbá.
A ação, que recebeu o valor de R$ 2,6 milhões, pede a suspensão de todos os efeitos de nomeação dos servidores, condenação de Iunes por improbidade administrativa, com ressarcimento integral do dano, perda de função pública, perda de direitos políticos por até 5 anos e pagamento de multa civil de até 100 vezes o valor da remuneração percebida pelo agente, dentre outros.
Conforme a denúncia do MPMS, Iunes praticou atos de improbidade administrativa (nepotismo) após nomear parentes consanguíneos e por afinidade a cargos da administração pública do município de Corumbá. No caso de Marcelle Teixeira, que é casada com José Batista Aguillar Iunes, irmão de Marcelo, ela foi nomeada a cargo na Gerência de Proteção Social Básica da Secretaria Municipal de Assistência Social.
Notícias mais lidas agora
- Empresário morre ao ser atingido por máquina em obra de indústria em MS
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
Últimas Notícias
Dino propõe que Lei da Anistia não vale para ocultação de cadáver
Ministro citou filme “Ainda Estou Aqui” na argumentação
Provas para estágio no MPMS em 54 cidades têm 26% de abstenção
Gabarito preliminar será divulgado na próxima quarta-feira
Seleção para professor temporário em Japorã abre inscrições nesta segunda-feira
As vagas são para o ano letivo de 2025
Leila Pereira toma posse para 2º mandato no Palmeiras: ‘Que seja ainda melhor e mais vitorioso’
Leila Pereira foi reeleita para seguir no comando do clube paulista com 73,2% dos votos dos associados
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.