O (Laboratório Central de Saúde de Mato Grosso do Sul) vai receber R$ 600 mil em incentivo do Ministério da Saúde. A unidade, localizada na Vila Ipiranga, em Campo Grande, é um centro de referência regional nos diagnósticos de agravos e análises, especialmente com exames de Covid-19, bem como tem prestado serviços laboratoriais no âmbito da Vigilância Epidemiológica, Sanitária, Ambiental e Saúde do Trabalhador.

Conforme portaria publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira (7), assinada pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, o valor faz parte de um total de R$ 31,06 milhões referentes ao repasse financeiro do Piso Variável de Vigilância Sanitária, destinados a Estados e ao Distrito Federal, para incentivar a implementação de estratégias voltadas ao fortalecimento e execução das ações de vigilância sanitária.

Os recursos são oriundos de dotações orçamentárias constantes do Programa de Governo “Aperfeiçoamento do Sistema Único de Saúde”. Neste sentido, a verba é destinada aos Estados que participam da implementação de estratégias para o monitoramento do risco sanitário em estabelecimentos de sangue, tecidos e células em face da pandemia do coronavírus.