Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça confirma decisão que isentou ex-vereador de juntar extratos bancários em ação por improbidade

Ex-vereador Roberto Santos Durães é réu em ação civil movida pelo MPMS, por suposto esquema de favorecimento por empresa de informática.
Arquivo -

A 4ª Câmara Cível do TJMS (Tribunal de Justiça de ) decidiu manter decisão liminar que isentou o ex-vereador de , Roberto Santos , de juntar extratos bancários aos autos de ação civil pública em que é réu por improbidade administrativa. O acórdão é da última terça-feira (16).

Durães foi denunciado pelo MPMS (Ministério Público Estadual) em 2019, implicado em esquema de favorecimento pela Digithobrasil Soluções em Software Ltda. Segundo as investigações, o então vereador foi presenteado pela empresa com uma caminhonete Toyota SW4 em troca de futuras vantagens, dado o interesse da Digithobrasil na influência de Durães em votações na Câmara Municipal e outras movimentações políticas.

Roberto Durães, então no PT, assumiu como vereador após a cassação de Thaís Helena, em novembro de 2015. Ele tentou novo mandato em 2016, já pelo PSC, mas não foi eleito.

O MPMS pediu na ação que a Justiça determinasse a apresentação de extratos bancários pelo ex-vereador a fim de provar que, de fato, ele não comprou o veículo. O pedido foi atendido em primeira instância, mas derrubado liminarmente pelo desembargador Vladimir Abreu da Silva em segunda, em setembro do ano passado.

O MPMS contestou a medida cautelar e o caso foi parar na 4ª Câmara Cível, que manteve a decisão por unanimidade. Abreu da Silva foi o relator do agravo na turma.

Sócios da Digithobrasil vão prestar depoimento pessoalmente

Por outro lado, o acórdão manteve a determinação para que os sócios da Digithobrasil, Jonas Schimidt das Neves e Suely Aparecida Carrilhos de Almoas Ferreira, bem como a funcionária da empresa, Danielle Correia Macielo, prestem depoimento pessoalmente em audiência. Os três também são réus na ação civil movida pelo MPMS.

A Digithobrasil, atual Digix, também é investigada no âmbito da Operação Antivírus, deflagrada em 2017. A ofensiva, que resultou na prisão de parte da então diretoria do (Departamento Estadual de Trânsito), apura suspeita de fraudes em contratos de informática do órgão.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

IFMS abre 400 vagas em cursos gratuitos de idiomas em sete cidades de MS

Duelo no Pantanal: touro enfrenta duas onças-pintadas e cena impressiona turistas no MT

Com 29 mil diagnósticos, MS reforça luta por direitos no Congresso Autismo Sem Fronteira

Motociclista que morreu no Los Angeles tinha mandado de prisão em aberto no Piauí

Notícias mais lidas agora

Ação de R$ 102 milhões: MP vai ao STJ por condenação de acusados da ‘Máfia do Câncer’

ônibus

VÍDEO: Vidro de ônibus estoura e assusta passageiros no Terminal Hércules Maymone

Risco sobre rodas: dos 21 acidentes com morte em Campo Grande, 19 envolveram motociclistas

Ator de Harry Potter, Stanislav Yanevski é submetido a cirurgia de emergência

Últimas Notícias

Cotidiano

Parque das Nações vira ponto de vacinação contra a gripe e registra 200 aplicações em 3 horas

Neste sábado (24), campo-grandenses aproveitaram o passeio para se vacinar contra a influenza

Trânsito

Carreta tomba e carga de algodão pega fogo na BR-163 em Campo Grande

Trecho da rodovia chegou a ficar interditada

Cotidiano

Sem abrigo, pessoas em situação de rua dormem na porta do Centro POP em Campo Grande

Sem um ambiente para tomar banho, comer e realizar necessidades básicas, eles buscam alternativas para driblar os desafios de viver nas ruas

Famosos

Cissa Guimarães revela que ainda leva flores ao local em que filho morreu: ‘Toda semana’

No Conversa com Bial, Cissa Guimarães emocionou o público ao relatar que ainda retorna ao local que Rafael Mascarenhas morreu