O Ministério da Saúde anunciou, na quarta-feira (11), a autorização de mais 97 leitos de suporte ventilatório pulmonar, destinados a pacientes moderados e graves que precisam de oxigênio, mas não evoluíram para casos que demandam ventilação mecânica. A medida beneficia o SUS (Sistema Único de Saúde) de Mato Grosso do Sul e mais sete estados.

Conforme publicado no Diário Oficial da União, o investimento total é de R$ 1,3 milhão. As autorizações ocorrem sob demanda e solicitação dos estados, que têm autonomia para disponibilizar e financiar quantos leitos forem necessários. Somente em 2021, já foram autorizados 25.871 leitos de UTI Covid-19 adultos e pediátricos para tratamento de pacientes graves e 4.461 leitos de suporte ventilatório pulmonar.

O detalhe é que, no dia 21 de julho, a Portaria do Ministério da Saúde, assinada pelo ministro Marcelo Queiroga cancelou a autorização de 11 leitos de suporte ventilatório pulmonar exclusivos para pacientes da Covid-19 no Hospital Regional de Mato Grosso do Sul, com sede em Campo Grande. Desta forma, a estrutura, que não era UTI (Unidade de Terapia Intensiva), foi fechada conforme análise do Departamento de Atenção Hospitalar.