Pular para o conteúdo
Transparência

Trutis tenta plantão para barrar inquérito por atentado forjado, mas STF nega pedido

No plantão judiciário, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou pedido da defesa do deputado federal Loester Trutis (PSL) para trancar inquérito da PF (Polícia Federal) que investiga a veracidade do atentado que alega ter sofrido em fevereiro. A decisão foi proferida na terça-feira (29). Na peça, o advogado de Trutis, Mário Panziera Júnior, sustenta que […]
Arquivo -

No plantão judiciário, o STF (Supremo Tribunal Federal) negou pedido da defesa do deputado federal (PSL) para trancar inquérito da PF (Polícia Federal) que investiga a veracidade do atentado que alega ter sofrido em fevereiro. A decisão foi proferida na terça-feira (29).

Na peça, o de Trutis, Mário Panziera Júnior, sustenta que Trutis e seu assessor, Ciro Fidelis – que também é investigado -, não foram convocados para depor no âmbito deste inquérito.

Panziera Júnior prossegue apontando que a reprodução simulada (popularmente conhecida como reconstituição) do atentado foi feita com veículo diferente do usado em fevereiro.

Ele frisa ainda que não há provas de que o atentado foi forjado, não há arma do crime e não há testemunhas, portanto o inquérito deve ser arquivado. Porém, o ministro Dias Toffoli rejeitou o pedido e caberá à relatora Rosa Weber decidir após o recesso.

Operação

Em novembro, a PF deflagrou a Operação Tracker, para apurar as suspeitas do atentado de fevereiro contra Trutis ter sido forjado. O deputado foi preso em flagrante por possuir arma de uso restrito, mas acabou solto mais tarde.

Nas redes sociais, ele negou a prisão e ainda fez pouco caso. “Fiquei lá à tarde, conversando com o pessoal da Polícia Federal, tomando coca cola, comendo bis”, declarou.

A investigação da PF apontou que o parlamentar forjou o atentado para reforçar seu discurso em defesa do armamento.

As provas embasaram a hipótese de que “prática de condutas que, ao menos em tese, amoldam-se às figuras penais tipificadas nos artigos 14 e 15 da Lei nº 10.826/2003 (porte ilegal de arma de fogo de uso permitido e disparo de arma de fogo), 163 e 340 do Código Penal (dano e comunicação falsa de crime), entre outros ilícitos que podem vir a ser desvendados no curso das investigações”.

Os agentes analisaram todo o dia do atentado e constataram que Trutis sequer foi perseguido ou monitorado antes de chegar na – onde supostamente uma caminhonete L200 azul teria feito os disparos contra o parlamentar e seu assessor, Ciro Fidelis – e que tal vigilância seria ‘imprescindível’ se de fato houvesse ocorrido ataque.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Temporal alaga ruas e invade casa no jardim Los Angeles

Após mais de uma década juntos, Mick Jagger e Melanie Hamrick confirmam noivado

fios venda

Seis técnicos são presos por desviar fios de energia para venda ilegal em Campo Grande

ufms

UFMS abre 48 vagas para técnico em educação na Capital e interior

Notícias mais lidas agora

Feminicídio em MS: Mulher morre esfaqueada na nuca por companheiro, que está foragido

chuva alagamento guia lopes

Chuva intensa alaga trecho da BR-267 e deixa rastro de destruição em cidades de MS

paixao de cristo campo grande

Confira a programação: Sexta-feira Santa celebra a Paixão do Senhor

algamentos

Temporal deixa três pontos de alagamentos na BR-267; confira

Últimas Notícias

Le Blog Maria Antonia

“Star Wars: Starfighter” terá Ryan Gosling como protagonista

Prepare-se para ver Ryan Gosling em uma galáxia muito, muito distante! O astro foi confirmado no elenco de Star Wars: Starfighter, nova produção da Lucasfilm com estreia prevista para maio de 2027. O longa será dirigido por Shawn Levy, conhecido por seu trabalho em Stranger Things e Free Guy. Diferente dos filmes anteriores da saga, … Continued

Cotidiano

Com desabrigados e rastro de destruição pela chuva, Jardim pode declarar estado de emergência

Há pessoas desabrigadas pela água que invadiu as casas, além de quedas de árvores e queda de energia

MidiaMAIS

Teatro terá quatro dias de programação gratuita dedicada ao Dia da Dança 

Atrações incluem espetáculos de diversos estilos, mostra coreográfica e um laboratório de improvisação

Brasil

Suspeita de envenenar família se disfarçou para comprar ovo de Páscoa

Polícia suspeita que crime tenha sido cometido por ciúmes, já que a suposta autora é ex do atual namorado de uma das vítimas