Licitação é suspensa após vedar participação de empresas em recuperação judicial
Pregão presencial n.º 15/2020 feito pela prefeitura de Coronel Sapucaia para a compra de pneus para a frota municipal foi suspenso pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) que apontou, dentre as irregularidades no edital, a vedação à participação de empresas em processo de falência ou recuperação judicial. O entendimento […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Pregão presencial n.º 15/2020 feito pela prefeitura de Coronel Sapucaia para a compra de pneus para a frota municipal foi suspenso pelo TCE-MS (Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul) que apontou, dentre as irregularidades no edital, a vedação à participação de empresas em processo de falência ou recuperação judicial.
O entendimento do conselheiro relator do caso, Márcio Monteiro, foi de que a administração não pode impedir a participação de interessados de forma sumária por este motivo. Na argumentação, ele mencionou a Lei n.º 8.666/93, que traz os requisitos econômicos-financeiros de participantes de licitações.
Apesar de exigir certidão negativa de falência [que precisa ser decretada judicialmente], a legislação não faz o mesmo para casos de recuperação judicial [processo aberto pelo empresário para evitar a falência]. “Dessa forma, não pode o Jurisdicionado, sem justificativa, exigir dos licitantes encargos e formalidades alheios àqueles impostos pela legislação, sob pena de violar, sobremaneira, o caráter competitivo inerente aos certames licitatórios”, observou o conselheiro.
Também foi apontada como falha a exigência de retirada presencial do edital. “É flagrante, pois, que a referida conduta viola os princípios da competitividade e da igualdade, porquanto excluiu da licitação os interessados que não puderam comparecer fisicamente ao departamento municipal”, destacou.
Diante dos problemas, foi determinada a suspensão imediata do pregão no prazo máximo de 5 dias, sob pena de multa, até correção das irregularidades. Detalhes da decisão podem ser conferidos na edição extra do Diário Oficial da Corte de Contas desta sexta-feira (17).
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Após nota de repúdio do CRO-MS, dentista pede liberação na Justiça para fazer procedimentos proibidos
Caso veio à tona na quinta-feira (12) após uma das vítimas registrar boletim de ocorrência contra ela
CNJ adia decisão sobre desembargador de MS investigado por dar ‘brecha’ para fuga de chefão do PCC
Desembargador é citado em operação contra venda de sentenças
Levantamento da Conab revela aumento de 35,3% na produção de grãos em MS
Enquanto área plantada cresceu apenas 3% em relação à safra anterior, a produtividade teve incremento de 31,2% e a produção de 35,3%
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.