Pular para o conteúdo
Transparência

Justiça Federal amplia atendimento presencial em Campo Grande e Corumbá na 2ª-feira

Direção do órgão no Estado também definiu pela manutenção dos atendimentos em Dourados e Ponta Porã, que pioraram em avaliação do Prosseguir.
Arquivo -

A direção do Foro de em definiu pela ampliação das atividades presenciais nas subseções de Campo Grande e a partir de segunda-feira (28), com o aumento no número de servidores à disposição e em jornada reduzida de 6 horas diárias, das 12h às 18h.

A decisão foi divulgada nesta sexta-feira (25) e tem como base relatório do programa Prosseguir, do Governo do Estado, que avalia o impacto da pandemia de nas atividades socioeconômicas dos municípios e o ritmo de espalhamento da doença.

No último relatório do Prosseguir, divulgado na quinta-feira (24), o Governo do Estado colocou Campo Grande e Corumbá no Grau Tolerável (Amarelo), o segundo mais baixo, que que libera atividades essenciais e não essenciais de baixo, médio e alto risco de contágio pelo coronavírus.

Nesses 2 municípios, a Justiça Federal prevê que até 40% dos servidores sejam mobilizados para atendimento presencial à população, na jornada de 6 horas diárias. Estes são, respectivamente, o quantitativo e jornada de trabalho que já estavam em vigor para o Fórum Federal de Três Lagoas –que na última avaliação do Prosseguir se manteve no Grau Médio (Laranja, que autoriza atividades essenciais e não essenciais de baixo e médio risco).

Por outro lado, apesar de o Prosseguir ter apontado que e Ponta Porã regrediram para a bandeira vermelha (Grau Alto, que autoriza apenas atividades essenciais e não essenciais de baixo risco), optou-se por se manter as atividades da Justiça Federal nessas cidades com percentual máximo de 20% dos servidores e jornada de 4 horas (das 12h às 16h), também adotada em Coxim e Naviraí (ambas no Grau Médio).

Ao justificar a decisão, a Justiça Federal destacou que os dados realmente indicariam a necessidade de reversão das decisões para Dourados e Ponta Porã, com a suspensão do atendimento presencial. Contudo, considerou-se que não se deve avaliar apenas o critério municipal, pois as atividades do órgão envolvem vários municípios abrangidos por cada subseção judiciária.

“Além disso, como o relatório situacional dos municípios é divulgado quinzenalmente, a adoção desse único critério, pura e simplesmente, poderia conduzir a sucessivas decisões pela retomada e cessação das atividades presenciais, gerando situação de instabilidade institucional e ineficiência das atividades em andamento, em função das contínuas mudanças na rotina de trabalho, causando, em consequência, prejuízo aos administrados e jurisdicionados”, justificou a decisão.

A Justiça Federal em Mato Grosso do Sul já havia alertado que decisão sobre abertura e fechamento de subseções não envolveria somente o critério municipal, mas também a situação da macrorregião e a adoção de plano de biossegurança.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)