Fechadas pelo Governo de , quatro escolas foram “municipalizadas” pela Prefeitura de , de acordo com decreto divulgado no (Diário Oficial de Campo Grande) desta quarta-feira (29). O Executivo municipal já havia dito que assumiria as instituições e o ato de hoje oficializa a medida.

São as escolas, antes estaduais, Nicolau Fragelli, na Avenida Euler de Azevedo, Professor Carlos Henrique Schrader, Rua Tito Madi, Advogado Demosthenes Martins, Rua Ariramba, e Professora Hilda de Souza Ferreira, que fica na Rua Mangabeira.

Segundo o documento, as instituições serão utilizadas pela Reme (Rede Municipal de Ensino) para educação básica, nas etapas da educação infantil e ensino fundamental – antes, as escolas ofereciam turmas do ensino médio. Os nomes serão mantidos, mas em vez de “estadual” em frente à nomenclatura, será “municipal”.

No fim do ano passado, a Secretaria de Educação de Mato Grosso do Sul anuniciou o fechamento de 13 escolas em MS. Seis delas seriam repassadas aos municípios. As medidas foram duramente criticadas pela comunidade escolar e vereadores, mesmo assim, o governo manteve a decisão.

Naquela ocasião, a secretária de Educação do Estado, Maria Cecília Amendola da Motta, afirmou que a escola Professor Carlos Henrique Schrader daria lugar à Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer). Em 17 de janeiro, o Executivo estadual oficializou os termos de cooperação, repassando as quatro unidades a Campo Grande.

Em dezembro, após o anúncio de fechamento, o prefeito (PSD) garantiu que iria manter as escolas abertas e em pleno funcionamento, ampliando o número de vagas. Ele ressaltou ainda não ter motivos para que as escolas ficassem fechadas.