Faltando 10 dias para o prazo final de alterações em cadastros eleitorais, que termina no dia 6 de maio, eleitores podem acessar serviços de transferência de domicílio, revisão de dados e até regularização de títulos pela internet.

Com atendimento suspenso em função da pandemia do novo coronavírus, o TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) disponibilizou atendimento remoto para todas essas modalidades.

Conforme a Resolução n.º 681/2020, a possibilidade de regularização virtual foi feita como forma de cumprir os prazos previstos na Lei das Eleições mesmo durante  a pandemia.

Aqueles que não resolverem as pendências ficarão impedidos de votar nessas eleições municipais. Com exceção de quem não realizou o cadastramento biométrico e mesmo assim pode votar sem realizar nenhum procedimento, após decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral).

O passo-a-passo para regularização virtual pode ser acessado clicando aqui. Primeiro, o eleitor deve verificar se possui algum débito com a Justiça Eleitoral. Caso tenha, é possível gerar boleto de pagamento pelo próprio sistema.

Na sequência, é preciso tirar fotos da documentação exigida, conforme lista disponível no link de acesso mencionado acima. Por fim, é preciso enviar o requerimento para dar início ao atendimento virtual. A plataforma permite também o acompanhamento posterior das solicitações, para confirmar a conclusão do processo de regularização.